TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA DE MACROECONOMIA

Trabalho Escolar: ATIVIDADE AVALIATIVA DE MACROECONOMIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 3

1. As estimativas de crescimento do PIB em 2012 giram em torno de 5%. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.

O PIB - Produto Interno Bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região durante um período determinado, o PIB é o indicador que mede o crescimento econômico do País. Trata da produção que gera tudo aquilo que satisfaz as necessidades dos seres humanos. PIB é também chamado de Renda Nacional. Economia é produção, portanto PIB é tudo que é produzido dentro de um país. Ex. O PIB do Brasil cresceu 5%, significa que a produção cresceu 5%. Saber o valor em moeda não í importante, o importante é a comparação com o ano anterior. Quando produz mais é um fator positivo. O estudo da economia é baseado nos produtos e serviços que satisfação os desejos do ser humano.

b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?

Se os números se confirmarem a economia estará em expansão, pois, a atividade econômica cresceu, ou seja, a produção aumentou em relação ao período anterior.

2. Cite três consequências que a inflação pode provocar.

Resp: => Efeitos sobre a distribuição de renda, uma vez que nem todos os preços aumentaram no mesmo ritmo, ao mesmo tempo;

=> Pode afetar as finanças, pois, corrói a arrecadação do governo;

=> Aumenta os custos de transação da economia;

=> Desestimula a exportação, pois, encarece o produto nacional frente ao estrangeiro;

=> Influencia negativamente na formação das expectativas em relação ao futuro

3. O PIB tem a seguinte composição: PIB = C + I + G + (X-M)

O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que o valor das exportações, será bom ou ruim para o crescimento econômico? Explique.

Resp: X – M é o saldo da balança comercial, é valor das exportações menos o valor das importações, o saldo será positivo e contribuirá positivamente para o crescimento do PIB. Se as importações superam as exportações, o saldo será negativo e contribuirá negativamente para o crescimento do PIB. Assim, se o valor das importações for menor que das exportações, haverá impacto negativo no crescimento econômico.

4.Explique o que é inflação de demanda e quais as possíveis medidas para combatê-la.

Resp: Tipo de inflação causada pelo excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços, ou seja, ocorre uma certa defasagem entre a quantidade ofertada e a quantidade demandada, sendo esta última consideravelmente maior que a primeira. Desse modo, existirá uma pressão no nível de preços devido a um certo patamar de demanda reprimida. Pode-se dizer que a inflação de demanda está intimamente relacionada com a inflação de moeda, pois, quando o governo pratica a emissão desse ativo aumentando a base monetária, a população passa a acreditar que teve aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com