TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Casos: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho temos a finalidade de descrever a evolução histórica da Administração da Produção e Operações. Com a evolução do consumo, as empresas criaram o departamento de produção, bem como a integração deste com outras funções organizacionais, formando a base para a consolidação de uma estrutura que dê sustentação ao desenvolvimento de produtos de acordo com a demanda de mercado, dentro de padrões de qualidade e baixo custo, requisitos essenciais para a vantagem competitiva da empresa e sua sustentabilidade em longo prazo.

ETAPA 1 -

Passo 1

1.1. Com a evolução da administração da produção surgiram vários conceitos para a sua história desde a Revolução Industrial até hoje, entre eles podemos citar a produção em massa, que é caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, a baixíssima variação nos tipos de produtos finais.

Outro conceito amplamente difundido foi o de produção enxuta significando maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (mão de obra, máquinas e equipamentos), introduzindo também as seguintes filosofias e conceitos citados acima como ferramenta de apoio de trabalho para atingir melhores resultados e serviços qualificados.

• Just in time: sistema de administração da produção onde determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

• Engenharia Simultânea: é uma abordagem sistemática, para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e transporte.

• Tecnologia de grupo: é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle de produção).

• Consórcio Modular: é a união de duas ou mais empresas que fabricam e montam os componentes num produto final sem o emprego de mão de obra pela empresa contratante. Expressão usada na empresa automobilística.

• Células de Produção: são pequenas unidades de manufatura e/ou serviços com mecanismos de transporte e estoques intermediários entre elas.

• Desdobramento da função qualidade: como já diz o próprio nome, a qualidade é desdobrada em funções que primam por procedimentos objetivos em cada estágio do ciclo de desenvolvimento do produto, desde a pesquisa até a sua venda.

• Comakership: o termo que pode ser traduzido como “Co-fabricação”, pois o fabricante participa ativamente, envolvendo se com as várias fases do projeto, como seu planejamento, custo e qualidade, pois possui a garantia de contratos de fornecimento de longo prazo.

• Sistemas Flexíveis de Manufatura: são máquinas de controle numérico interligadas por um sistema automático de transporte.

• Manufatura Integrada por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com