TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administracao Financeira E Orcamentaria

Trabalho Escolar: ATPS Administracao Financeira E Orcamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido buscando esclarecer de forma clara o que é a Administração Financeira e como ela é importante dentro das organizações. Procuramos de forma resumida e prática trazer seu conceito, ás áreas na qual tem maior influência e principalmente a necessidade das organizações estarem cada vez mais atualizadas neste quesito.

No decorrer do trabalho pode se verificar como o papel do administrador financeiro é relativo à tesouraria da empresa, pois é ele quem cuida dos fluxos de caixa e também responde pelo retorno aos acionistas.

Etapa 1

RELATÓRIO

“Planejamento da Administração Financeira e o Valor do Dinheiro no Tempo, bem como a Importância do Planejamento Financeiro nas Organizações”

Há uma necessidade muito grande no mundo corporativo hoje, de estar cada vez mais atualizado quando o assunto é a “Administração Financeira e Orçamentária”. De acordo com (http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_financeira) “A administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações”. Ela está diretamente ligada à Administração, Economia e a Contabilidade.

De acordo com os artigos pesquisados conseguimos verificar que os Administradores Financeiros e Investidores tem uma preferência natural por dinheiro e a grande maioria busca um retorno imediato nos seus investimentos, pois acreditam que o dinheiro vale mais agora do que no futuro.

Com a realidade que nos é apresentada é muito importante estar antenado nos trâmites do mundo financeiro, principalmente aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo. As decisões empresariais na maioria das vezes são tomadas em virtude dos mais variados modelos que são adotados pela administração, buscando por teorias que são cada vez mais aprimoradas tecnologicamente e testadas no mundo dos negócios.

Segundo o artigo apresentado (http://www.algosobre.com.br/administracao/conceitos-basicos-de-administracao-financeira.html) “A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira”.

Visando entender melhor tais teorias, as empresas que buscam sua formação econômica em mercados voláteis e elevada concorrência, com certeza terão que se adaptar aos modernos conceitos de “Controladoria e Administração”, segmentos importantes para o sucesso de qualquer empresa no modelo atual e adotado no mundo.

GITMAN (1997) (https://docs.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM/edit?pli=1) afirma que “O planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançadas”.

Esta afirmação nos leva a identificar a importância de um planejamento financeiro nas organizações. Há uma necessidade de planejar financeiramente e ter um direcionamento estratégico nos quais as empresas devem analisar com muita cautela antes de tomar algumas decisões, pois são imprescindíveis à sua permanência no mercado. Algumas das principais atividades de uma empresa neste setor são:

• Seus financiamentos;

• A realização dos investimentos;

• A condução de suas operações.

Tais atividades formam o corpo da empresa, principalmente quando discutimos sobre a saúde financeira da corporação, e talvez o mais importante, que seria sua gestão.

Quando se fala em "fontes de financiamentos", estamos tratando da busca no mercado de recursos, sejam para curto prazo como, por exemplo; (caixa, aplicações financeiras, duplicatas, estoques e outros), e também de longo prazo, por exemplo; (imóveis, equipamentos, veículos, participações e outros), os quais são importantes para influenciar as decisões empresariais, sobretudo para atingir os seus objetivos estratégicos.

Diante de tal cenário, a empresa precisa se firmar no seu mercado de atuação, devendo estar cada vez mais amparada através de controles contábeis e financeiros, sendo que estes devem ser sempre modernos e atualizados tecnologicamente, visando enfrentar os desafios naturais que o mercado atual impõe.

Nesta linha de pensamento, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com