TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTROLE SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE CONTROLE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório Técnico – Reuniões realizadas para o Grupo Operativo

Através da realização de estágio curricular, com a orientação da Assistente Social Keila Regina de Oliveira, responsável pela Gerencia de Assistência ao Servidor e supervisora de estágio, observamos nos atendimentos diários e também através de pesquisa documental, no setor de Recursos Humanos e identificamos alto índice de servidores afastados com alegação de problemas de saúde identificado pelo CID F (Código Internacional de Doenças – Doenças Mentais e Comportamentais).

Devido a alta taxa de absenteísmo buscou-se elaborar a proposta de intervenção com a criação de um Grupo Operativo para proporcionar discussão e até o possível e futuro tratamento do absenteísmo, que de acordo com o autor e estudioso dessas questões, Adalberto Chiavenato o absenteísmo é uma expressão usada para designar a falta do trabalhador às atividades laborais não motivadas por desemprego, doença prolongada ou licença legal e também pode ser causado por diversos fatores presentes no dia a dia das organizações, prejudicando o ambiente de trabalho, a produtividade e assim o processo de trabalho.

Nas pesquisas documentais pode-se quantificar um numero aproximadamente de trezentos atestados no período de um ano, julho de 2012 a julho de 2013, diante desses fatores, entendemos que é de suma importância o controle do absenteísmo na instituição.

O Pronto Atendimento Médico é composto de 76 leitos distribuídos entre Pediatria, Enfermaria Adulto e Emergência; é atendido por uma equipe de 106 (cento e seis) servidores da enfermagem divididos entre auxiliares e Técnicos de Enfermagem, 05 (cinco) Enfermeiros sendo três no período diurno e 02 (dois) no período noturno, 01 (hum) Gerente Técnico; sua Taxa de Ocupação Operacional - capacidade dos leitos em utilização e dos leitos passíveis de serem utilizados no momento do censo, ainda que estejam desocupados; os leitos extras desocupados não fazem parte da capacidade hospitalar operacional (segundo http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/padronizacao_censo.pdf) no período de Janeiro/Maio de 2014 é de 71% na Pediatria, 109% Enfermaria Adulto e 144% na Emergência Adulto.

As discussões apresentaram nos servidores participantes ocorrência de situações consideradas agravantes para a ocorrência do absenteísmo.

○ Sobrecarga de trabalho por deficiência no quadro de servidores;

○ Dificuldades em dar andamento no processo de trabalho devido à falta de servidores nos serviços de apoio como, farmácia, e central de materiais, entre outros.

○ Falta de comunicação interdisciplinar dos profissionais que atendem o paciente, o que acarreta um retrabalho;

○ Falta de atualização de escalas e outros instrumentos de relacionamento interno;

○Alto índice de atestados, mesmo de servidores recém-empossados;

○ Servidores do Pronto Atendimento Médico, colocaram a necessidade de uma implementação financeira e/ou folga, pois trabalham em uma porta de entrada do Hospital, onde os usuários estão sem diagnostico e isso faz com que eles se sintam mais expostos.

○ Necessidade de classificação de grau de complexidade do paciente, isto levaria a um novo dimensionamento com relação ao número de servidores por leito;

○Necessidade de apoio psicológico, pois o vinculo afetivo com pacientes em tratamento prolongado acarreta inúmeros transtornos emocionais;

○Que as equipes de trabalho pudesse utilizar a ferramenta do sistema de informatização para analise da terapêutica dos pacientes evitando as duplicidades dos procedimentos;

○Falta de efetiva da supervisão do enfermeiro responsável pelo setor;

Foi elaborado um questionário com servidores participantes do Grupo Operativo a fim de caracterizar o perfil dos mesmos conforme apresentado nos gráficos;

O perfil dos servidores participantes mostrou-se heterogêneo, como mostra o gráfico a seguir:

1- Gênero

Das dez entrevistas realizadas 90 % predominam o sexo feminino e 10% do sexo masculino, ou seja, a maioria dos servidores participantes do Grupo Operativo são mulheres.

2- Estado civil:

Entre os dez servidores 50%, sendo que, cinco responderam que são casados, seguido de 4%, responderam solteiros e 10% ou seja, uma pessoa respondeu que é divorciada.

3- Quantidade de filhos:

Quanto ao número de filhos, quatro pessoas responderam que tem filhos na faixa etária de 01 a 10 anos e os demais responderam que não ter filhos.

4- Religião:

No quesito religião os dez entrevistados são divididos, sendo 50 % da religião católica e 50% evangélica.

5- Tempo de Serviço:

E quanto ao tempo de serviço os servidores entrevistados responderam que; 40 % tem de 6 a 10 anos, seguido de 30% de 1 a 5 anos de serviço e também 30% tem de 11 a 15 anos de serviço.

6- Escolaridade:

No quesito escolaridade conforme demonstra o gráfico, 30 % tem o ensino superior incompleto, 60% dos entrevistados responderam ter o ensino médio completo e 10% tem o ensino médio incompleto.

RESULTADOS DOS ENCAMINHAMENTOS

Após enviar os encaminhamentos das questões aos setores devidos, recebemos as respostas ás questões levantadas a seguir:

• Nos próximos concursos introduzir o exame psicotécnico como eliminatório;

• Com o concurso público teremos equipes de segurança do trabalho que poderão fiscalizar e cobrar comprometimento na prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva

• A falta de servidores nos serviços de apoio só acontecerá com o concurso público, considerando que este Hospital que em sendo publico a inserção de novos trabalhadores somente através de concurso publico.

• Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com