TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ELEMNETOS DE MAQUINAS

Artigos Científicos: ATPS ELEMNETOS DE MAQUINAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2: Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:

1 Deformação Elástica 5 Fadiga

2 Escoamento 6 Corrosão

3 Endentação 7 Desgaste

4 Fratura Frágil 8 Flambagem

1. Deformação Elástica: Na deformação elástica não há ruptura das ligações químicas, apenas um alongamento dessas, pela presença de uma força adicional que se soma as forças eletrostáticas existentes que estão em equilíbrio no material. Assim quando se aplica um esforço externo os átomos se deslocam de suas posições iniciais, porém ao cessar esse esforço eles retornam as suas posições de origem. Logo a deformação elástica é retornável e pode ser repetida indefinidas vezes sem alterar a resistência nem as propriedades do material.

2. Escoamento: Escoamento é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva).

3. Endentação: Endentação é um teste mais conhecido como teste de dureza Vickers, que consiste em endentar o material sob teste com um endentador de diamante, na forma de uma pirâmide reta de base quadrada e um ângulo de 1360 entre as faces opostas, utilizando uma carga de 1 a 100 kgf. A carga plena é aplicada normalmente durante um tempo de 10 a 15 segundos. As duas diagonais da endentação deixadas na superfície do material depois da remoção da carga são medidas usando-se um microscópio. Com os valores lidos calcula-se a média aritmética. A seguir calcula-se a área da superfície inclinada da endentação. A dureza Vickers é o quociente obtido dividindo a carga (em kgf) pela área da endentação.

4. Fratura Frágil: Fratura frágil ocorre pela propagação rápida de trincas, acompanhada de pouca ou nenhuma deformação. Nos materiais cristalinos ocorre em determinados planos cristalinos chamados planos de clivagem ou ao longo dos contornos de grão.

5. Fadiga: É a forma de falha ou ruptura que ocorre nas estruturas sujeitas à forças dinâmicas e cíclicas. Nessas situações o material rompe com tensões muito inferiores à correspondente à resistência à tração (determinada para cargas estáticas). Os esforços alternados que podem levar a fadiga são: Tração, tração e compressão, flexão e torção.

6. Corrosão: A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxido redução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar.

7. Desgaste: O desgaste é a perda gradativa das partículas, ou seja, alteração das dimensões de um determinado material provocado pelo contado de dois materiais, um ou ambos em movimento, quer sejam metálicos ou não.

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com