TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETAPA 01

Monografias: ATPS ETAPA 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Aplicando a teoria de Taylor que é o modelo da administração científica, e a de Fayol que é o modelo clássico, as duas se complementam, sendo que a de Taylor é voltada a direção de baixo para cima para realizar ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência no trabalho, assim, operando as tarefas de modo inteligente e lógico através de planejamento e resoluções de problemas, abstraindo e compreendendo ideias com a máxima economia de esforço em todo o processo operacional. Logo Fayol com a ênfase organizacional focado na eficiência do trabalho, mas com um olhar mais amplo da organização cobrindo os níveis operacional, tático e estratégico, com a visão de cima para baixo, isto é, da gerencia para a produção. Sendo que ambos com princípios semelhantes e possuem vantagens e problemas, mas se unificadas as ideias, cria-se um planejamento excepcional.

Dessa forma o Sr. Jose e o Sr. Carlos selecionaria o pessoal e cada um com uma função específica, dividindo em seis funções básicas:

1. Técnica, relacionada com a produção de bens ou serviços da empresa;

2. Comercial, relacionada com a compra, venda e permutação;

3. Financeira, relacionada com a procura e gerência de capitais;

4. Segurança, relacionada com a proteção e preservação dos bens e das pessoas;

5. Contábil, relacionada com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;

6. Administrativa, relacionada com a integração das outras cinco funções.

Na distribuição das operações o Sr. José assumiria a parte financeira, contábil e administrativa, através dos elementos de prevenção, onde estabeleceria os objetivos da empresa, especificando a forma como seriam alcançados, tendo parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização.

Deve-se organizar e coordenar todos os recursos da empresa seja humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido, sempre possuindo o comando para que executem o que deve ser feito. Para isso, pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Por fim, feito tudo, é chegada a hora do controle das atividades, estabelecendo padrões e medidas de desempenho, dessa forma a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas é maior.

Já Sr. Carlos estaria no chão da fábrica a disciplinar e supervisionar o trabalho e sua execução, com o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade. Seria estabelecida uma jornada de trabalho controlada e com equilíbrio, pois os funcionários não são máquinas, visto que se não descansarem, logo começariam a trabalhar em fadiga, reduzindo sua produtividade. Dois métodos importantes para o aumento da produtividade e qualidade na empresa é a padronização dos processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com