TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETAPA II

Artigo: ATPS ETAPA II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA - 1

Evolução Histórica da Administração da Produção

A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção.

Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio, mesmo que de troca ou escambo. Com o passar do tempo, muitas pessoas se revelaram extremamente habilidosas na produção, de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitação e especificações apresentadas por terceiros, surgindo assim os primeiros artesões e a primeira forma de produção organizada.

Os artesões estabeleciam prazos de entrega, consequentemente estabelecendo prioridades, atendiam especificações preestabelecidas e fixavam preços para suas encomendas. Em face do grande número de encomendas, começaram a contratar ajudantes, que inicialmente faziam apenas os trabalhos mais grosseiros e de menor responsabilidade, mas á medida que aprenderam o ofício esses ajudantes se tornavam artesões.

A produção artesanal começou a entrar em decadência com o advento da Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor em 1764 por James Watt, tem início o processo de substituição da força humana pela força da máquina. Os artesões, que até então trabalhavam em suas próprias oficinas, começaram a ser agrupadas nas primeiras fábricas. Essa verdadeira revolução na maneira como os produtos eram fabricados trouxe consigo algumas exigências.

Por exemplo:

 Padronização dos produtos;

 Padronização dos processos de fabricação;

 Treinamento e habilitação de mão de obra direta;

 Criação e desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão;

 Desenvolvimento de técnica de planejamento e controle da produção;

 Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle financeiro.

No fim do século XIX surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederick W. Taylor considerado o pai da Administração Científica. E com os trabalhos de Taylor surge a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível.

Na década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada, revolucionando os métodos e processos produtivos até então existentes. Surge o conceito de produção em massa, caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto baixíssima variação nos tipos de produtos finais. Essa busca da melhoria da produtividade por meio de novas técnicas definiu o que se denominou engenharia industrial.

Novos conceitos foram introduzidos, tais como:

 Linha de montagem;

 Posto de trabalho;

 Estoques intermediários;

 Monotonia do trabalho;

 Arranjo físico;

 Balanceamento de linha;

 Produtos em processo;

 Motivação;

 Sindicatos;

 Manutenção preventiva;

 Controle estatístico da qualidade;

 Fluxograma de processos.

A produção em massa aumentou de maneira fantástica a produtividade e a qualidade, foram obtidos produtos mais uniformes, em razão da padronização e da aplicação de técnicas de controle estatístico da qualidade.

O conceito de produção em massa e as técnicas produtivas dele decorrentes predominaram nas fábricas até meados da década de 1960, quando surgiram novas técnicas produtivas, que vieram a caracterizar a denominada produção enxuta. A produção enxuta introduziu, entre outros, os seguintes conceitos:

Just-in-time - É o gerenciamento da produção usando o mínimo de matéria prima possível. Requer um rígido controle de abastecimento. Exemplos do Japão (fábrica de derivados de petróleo).

Engenharia simultânea - Envolve a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. Clientes e fornecedores são também envolvidos com objetivos de reduzir prazos, custos e problemas de fabricação e comercialização.

Tecnologia de grupo - É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes com roteiros de fabricação semelhantes agrupando-os em processos produtivos comuns.

Consórcio modular - A primeira fábrica no mundo a adotar esse tipo de conceito foi a Volkswagen, na divisão de caminhões e ônibus, de Resende no Rio de Janeiro. Diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da Volkswagen, nos seus respectivos módulos, para a montagem de veículos.

Células de produção - São pequenas unidades de manufatura e/ou serviços com mecanismos de transporte e estoques intermediários entre elas. São dispostas em “U” com o objetivo de haver maior produção. Exige que o funcionário seja polivalente. Visa também obter um melhor controle de qualidade, pois o defeito é muitas vezes detectado na própria estação.

Desdobramento da função qualidade (QFD) - Como o próprio nome sugere, a qualidade é desdobrada em funções que primam por procedimentos objetivos em cada estágio do ciclo de desenvolvimento do produto, desde a pesquisa até a sua venda.

Comakership - O termo pode ser traduzido como “Cofabricação”, pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com as várias fases do projeto, como seu planejamento, custos e qualidade, pois possui a garantia de contratos de fornecimento de longo prazo. O Comakership representa o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor.

Sistemas flexíveis de manufatura - São máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.

Manufatura integrada por computador - Integração total da operação manufatureira por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com