TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etapa 4 Segundo Semestre

Trabalho Escolar: ATPS Etapa 4 Segundo Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

4 Parte – Karl Marx

Materialismo Dialético

Definição de Materialismo: A única coisa da qual se pode afirmar é a matéria, que fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria, e todos os fenômenos são os resultados de interações materiais; que a matéria é a única substancia.

Definição de Dialético

È um método de dialogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias.

Materialismo dialético é a mesma definição filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto formam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são criados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma afinidade dialética com o psicológico e social. Contradiz-se ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com embasamento no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural.

Teoria Marxista

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito importante e dominante em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme influencia para a política europeia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”, citado adiante.

A importância de suas ideias atingiu todo o mundo. Ao mesmo tempo suas teorias começaram a decair quanto à popularidade, especialmente após a ruína do regime Soviético, elas continuam sendo muito utilizadas hoje, em movimentos trabalhistas, práticas políticas, movimentos políticos.

Segundo Karl Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana.

Ele defendia e preservava a ideia de que a classe trabalhadora deveria juntar-se com a finalidade de destruir os capitalistas e aniquilar de vez o aspecto abusivo deste sistema que, segundo ele, era o maior agente causador pelas crises que se viam cada vez mais intensificado pelas grandes diferenças sociais.

O marxismo tem como embasamento o materialismo e o socialismo científico, e compor ao mesmo tempo uma teoria generalizada e o programa dos movimentos operários. Em causa disso, o marxismo forma um embasamento de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível acabar com a filosofia como ferramenta especulativa da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado (força de trabalho). Esta definição tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O primeiro coloca a sincronia da matéria e do espírito, e a criação do concreto por um crescimento concebido como a expansão por saltos, causando uma melhoria em um grau mais alto.

O materialismo histórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.

Refletindo o capitalismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com