TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FINANCEIROS E ORÇAMENTAIS

Projeto de pesquisa: ATPS FINANCEIROS E ORÇAMENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 10

I. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma análise do orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão. Evidencia de forma ampla os principais conceitos, características e tipos de orçamento para conhecimento geral do processo. Aborda o impacto dos principais orçamentos na tomada de decisão do controle. Para uma implantação bem sucedida é necessária a organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado. Isto porque é uma ferramenta importante para a tomada de decisão. Para evidenciar sua implantação e eficácia há um plano de negócios que busca responder a viabilização da abertura de uma filial da empresa de cosméticos para ampliação de seus negócios, um breve estudo é feito no intuito de responder este questionamento. Este trabalho buscou apresentar as principais características e análise de aspectos comportamentais envolvidos no processo orçamentário. Observamos que a implantação do sistema orçamentário provoca mudanças internas em todos os setores, portanto, é necessário investimento, dedicação, treinamento e profissionais capacitados para que o orçado seja alcançado. Vale lembrar que nenhum sistema orçamentário pode resolver todos os problemas administrativos, mas pode prever soluções. O orçamento fornece uma grande quantidade de relatórios gerenciais e fiscais e permite análises que ajudam a organizar e controlar os setores na contabilidade. O plano de negócios ajudou a entender que trabalhar com estimativas pode ser vantajoso na abertura de um novo negócio, visto que é um investimento alto, levando em conta que as projeções foram feitas o mais próximo da realidade do mercado para diminuir a margem de erro.

ATPS FINANÇAS E ORÇAMENTO

Página 2

II. ETAPA 1

Este relatório tem a intenção de responder as seguintes perguntas: O que é Planejamento, qual é o objetivo do Planejamento estratégico e quais são os elementos do planejamento estratégico. Planejamento Planejar consiste em conduzir a execução orçamentária e financeira de uma empresa. Todo esse procedimento deverá ser feito de maneira eficaz, eficiente, com muita ética, transparente e descentralizada para que contribua no processo de desenvolvimento e modernização administrativa da empresa. As principais atribuições de planejamento de finanças e orçamento são:

 Promover o gerenciamento orçamentário e financeiro da empresa;

 Sempre garantir a transparência das ações, a eficiência e a eficácia na gestão e aplicação dos recursos financeiros da empresa;

 Assegurar a aplicação de critérios técnicos econômicos, administrativos e estabelecer prioridades de desenvolvimento das atividades e ações na empresa.

 Promover a análise da empresa no que se refere aos aspectos e índices de produtividade, custos, financiamentos e expansão;

 Inovar, observando-se a legislação vigente, as estruturas e os procedimentos orçamentários, contábeis e financeiros relacionados a gestão da empresa, tendo como objetivo seu aperfeiçoamento e maior eficiência e eficácia de suas funções.

Objetivo do Planejamento Estratégico Seu principal objetivo é projetar e controlar os resultados financeiros da empresa em um determinado horizonte temporal a partir de objetivos, metas e atividades previamente planejado. O orçamento empresarial pode ser considerado um instrumento de planejamento de controle e avaliação de recursos financeiros de uma empresa. Os resultados financeiros são frutos da execução bem sucedidas das atividades previstas na empresa e nos projetos por toda a empresa assumir. Qualquer organização empresarial necessita de recursos financeiros para pagar suas operações. O equilíbrio entre a entrada e a saída do capital é que define o sucesso ou insucesso organizacional. Um dos primeiros passos para planejar um orçamento empresarial é a definição das ferramentas que serão utilizadas como por exemplo, as planilhas que são utilizadas pela maioria das empresas por ser mais fácil na hora de elaborar gráficos e manipular dados. É indispensável a utilização de sistemas computacionais de gerenciamento financeiro e operacional. Alguns sistemas de gestão empresarial possuem grandes recursos de planejamento do controle orçamentário e das finanças, porém, muitas empresas preferem utilizar o sistema de planilhas eletrônicas adaptadas aos sistemas que já existem.

ATPS FINANÇAS E ORÇAMENTO

Página 3

O planejamento estratégico é utilizado em toda parte: vida pessoal, militar, governos, novelas, orquestras, empresas, igrejas, etc. Sem planejamento, qualquer área de negócios e da vida fica sem rumo, sem direção. Os Elementos do Planejamento Estratégico Deve ser feito antes do orçamento, pois vai manter sempre o foco nas metas que desejam ser alcançadas. Quando todas as metas forem alcançadas a empresa terá a direção do orçamento. Com todas as metas já definidas e aprovadas, o orçamento mostrará qual será o resultado da empresa, onde os gestores poderão visualizar as metas que foram definidas, transformadas em números, o que se torna mais fácil para se tomar alguma decisão. As metas devem ser divulgadas aos gerentes de todas as áreas da empresa, pois eles juntamente com a coordenação serão responsáveis pela elaboração do orçamento. Para que todo trabalho seja efetuado com sucesso, é muito importante que todas as pessoas da empresa estejam envolvidas nesse processo. A empresa deverá sempre manter três requisitos para que o sistema de finanças e orçamento ocorra bem dentro da empresa, são elas: Missão - Sempre contribuir para o desenvolvimento da empresa, por meios de um sistema de planejamento participativo e de uma gestão orçamentária e financeira. Visão - Estar sempre à frente na promoção de suas ações, sendo comprometida com o desenvolvimento institucional da empresa. Valores – Manter a excelência na realização das atividades propostas, como por exemplo:

 Observar os princípios da administração pública;

 Manter um ambiente de trabalho participativo;

 Respeitar a ética.

Algumas empresas utilizam algumas técnicas para a elaboração do orçamento como por exemplo:

 Orçamento Operacional : que consiste no orçamento de vendas e receitas;

 Orçamento de fabricação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com