TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FISICA 3

Dissertações: ATPS FISICA 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Propriedades Físicas e Químicas:

O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branco-prateada e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atômica relativa de 26,98.

Com poucas exceções, encontra-se nos compostos químicos na forma de Al 3+. São conhecidos nove isótopos do alumínio, com números de massa entre 23 e 30, ocorrendo naturalmente, apenas, os isótopos 27Al e 26Al, sendo o primeiro o mais abundante e o segundo o mais estável2.

O alumínio é uma das espécies mais reactivas que se conhece. A temperatura elevadas, cerca dos 180ºC, reagem com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogênio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em elétrons, como o flúor e o cloro. O seu caráter anfotérico permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes3.

Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão. Quando exposto ao oxigênio, à água e a outros oxidantes, forma-se rapidamente à sua superfície uma película contínua, fina, resistente e protetora, de óxido de alumínio (alumina), conferindo-lhe alta resistência à corrosão. Esta película é dissolvida por soluções alcalinas e por alguns ácidos, como o ácido sulfúrico3.

Muitas das suas aplicações são baseadas nas suas propriedades, como: a alta condutividade elétrica e térmica, a baixa densidade, a boa refletividade, a grande resistência à corrosão, a maleabilidade e a ductilidade3. Além disso, o alumínio é 100% reciclável, permitindo uma enorme economia de energia4. Pode, no entanto, levar à ignição e causar explosões, quando misturado com halogênios, dissulfido de carbono e cloreto de metilo5.

Puro, este metal tem uma resistência mecânica limitada, o que criou a necessidade de formação de amálgamas com outros metais, como o cobre, o magnésio, silício, manganês, entre outros. Estas amálgamas são leves e mais resistentes, sendo muito usadas na produção de uma variedade de moldes em muitas indústrias.

Propriedades intensivas do alumínio

-Ponto de fusão 660,45 ºC

-Ponto de ebulição 2520 ºC

-Densidade 2,7 g.cm-3

-Potencial elétrico 1,66 V

-Solubilidade Solúvel em HCl, H2SO4, água quente e soluções alcalinas.

Propriedades intensivas são as propriedades de um sistema que não dependem de seu tamanho, ou da quantidade de material que ele contém. Contudo, algumas das propriedades intensivas têm natureza estatística e só fazem sentido na escala de agregados. Não podem ser divididas.

Propriedades extensivas do alumínio

-Massa atômica 26,98154 g/mol

-Estado de oxidação 3

-Entalpia de fusão 10.71 kJ/mol

-Entalpia de vaporização 143.9 kJ/mol

-Volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com