TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FISICA III

Trabalho Universitário: ATPS FISICA III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

A maioria dos materiais orgânicos, assim como muitos metais e outros materiais não metálicos inorgânicos, Pode queimar ou explodir quando finamente divididos e dispersos em concentrações adequadas.

As atmosferas explosivas de poeiras combustíveis podem ser encontradas em diversos processos, como os relativos a pó de amido de milho, revestimentos com pó de alumínio, e até mesmo processamento de materiais combustíveis sólidos como lenha e pellets de plástico.

Atividades de polir, moer e transportar muitos destes materiais pode produzir partículas muito pequenas, que podem facilmente ficarem em suspensão no ar e após algum tempo assentar em superfícies, fendas, coletores de poeira, e outros equipamentos. Quando perturbadas, elas podem gerar nuvens de poeira potencialmente explosivas.

Mesmo pequenas quantidades de poeira acumulada podem causar danos catastróficos. Investigações efetuadas após a explosão que devastou uma fábrica farmacêutica em 2003 e matou seis funcionários nos EUA, apontaram como causa o acúmulo de poeira em camada com espessura menor que 0,64 cm. 1.1 Pesquisa

Incêndios e explosões

Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão. Para que se inicie uma explosão, três elementos são necessários:

Combustível + oxigênio + faísca = explosão.

As partículas de pó quando em contato com fontes de ignição, podem apresentar condições para ocasionar incêndios e explosões, mesmo que tenham sido originadas por meio de uma operação "normal", como varrição.

Se uma nuvem de poeira potencialmente explosiva entrar em contato com uma fonte de ignição suficientemente poderosa (apenas alguns milijoules são suficientes), uma ignição inicial será produzida. Esta é chamada de explosão primária, que geralmente desenvolve-se com velocidade subsônica (deflagração), que dá lugar a um considerável volume de gases, quentes, que desenvolverão uma onda de pressão. Com isto, a poeira depositada nas proximidades entra também em suspensão, dando origem a uma nova nuvem de poeira à frente da chama, que agora passa a ser a fonte de ignição desta nova nuvem (mistura inflamável). O processo é repetido, produzindo uma seqüência de várias explosões secundárias, liberando energia de forma crescente, que poderão ter como conseqüência, a devastação da planta inteira.

Uma das fontes de ignição mais comumente encontradas nas instalações em atmosferas explosivas são as centelhas produzidas por equipamentos elétricos inadequados, ou mesmo instaladas de forma incorreta frente às normas técnicas aplicáveis.

Apple vistoriou fábrica em Xangai horas antes de explosão

Segundo reportagem de rádio americana, feridos seguem em tratamento. Eles eram responsáveis pela montagem de iPads e iPhones, a emissora de rádio americana NPR publicou reportagem com 25 dos 59 trabalhadores feridos em uma explosão ocorrida na linha de montagem do tablet na fábrica da empresa taiwanesa Pegatron em Xangai, na China. Os operários criticaram as condições de segurança das fábricas que montam iPhones e iPads e disseram que representantes da própria Apple haviam vistoriado o local horas antes do acidente.

Os feridos ainda estão em tratamento. Muitos sofreram queimaduras graves no rosto. Na ocasião, a Apple disse que a explosão fora provocada por acúmulo de poeira – o processo de polimento dos produtos gera partículas de alumínio. Explosões de pó não são incomuns: segundo a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos, uma média de 15 explosões de pó por ano aconteceram entre 1980 e 2010 no território americano.

Segundo os trabalhadores, eles não haviam sido informados de que tal ocorrência poderia acontecer: "Quando chegamos lá, eles nunca disseram que isso poderia explodir", disse Zhang Qing, que trabalhou na linha de montagem, à NPR.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »