TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FISICA III

Trabalho Escolar: ATPS FISICA III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

CAMPO GRANDE, 18 DE SETEMBRO DE 2013

ETAPA 1

Campo Elétrico. Lei de Gauss.

Essa atividade é importante para compreender a ação e a distância entre duas partículas sem haver uma ligação visível entre elas e entender os efeitos dessa partícula sujeita a uma força criada por um campo elétrico no espaço que as cerca. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSO 1

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.

INTRODUÇÃO

As atmosferas explosivas de poeiras combustíveis podem ser encontradas em

Diversos processos, como os relativos a pó de amido de milho, revestimentos com pó de alumínio, e até mesmo processamento de materiais combustíveis sólidos como lenha e pellets de plástico.

Atividades de polir, moer e transportar muitos destes materiais podem produzir partículas muito pequenas, que podem facilmente ficarem em suspensão no ar e após algum tempo assentar em superfícies, fendas, coletores de poeira, e outros equipamentos. Quando perturbadas, elas podem gerar nuvens de poeira potencialmente explosivas.

- Processo de formação de Poeiras Explosivas

A maioria dos materiais orgânicos, assim como muitos metais e outros materiais não metálicos inorgânicos, pode queimar ou explodir quando finamente divididos e dispersos em concentrações adequadas.

As atmosferas explosivas de poeiras combustíveis podem ser encontradas em

Diversos processos, como os relativos a pó de amido de milho, revestimentos com pó de alumínio, e até mesmo processamento de materiais combustíveis sólidos como lenha e pellets de plástico.

Para que se produza uma explosão de pós, devem concorrer simultaneamente.

As seguintes condições:

- Pó combustível em suspensão, com baixo teor de umidade;

- Concentração da nuvem acima do limite inferior de explosividade (LIE);

- Partículas de tamanho conveniente;

- Ar (oxigênio) presente;

- Fonte de ignição com energia suficiente.

Com relação à fonte de ignição, pode-se afirmar que é mais difícil iniciar-se uma explosão de pó, que uma inflamação de gases ou líquidos inflamáveis, porque a energia necessária ara ignição dos pós é 1.000 vezes superior (da ordem de mJ) à dos gases inflamáveis (da ordem de J).

As explosões de pó se produzem Frequentemente em série; muitas vezes a deflagração inicial e muito pequena em quantidade, porém de suficiente intensidade para colocar o pó das cercanias em suspensão, ou romper peças de máquinas ou instalações dentro do edifício, como os coletores de pó, com o que se cria uma nuvem maior através do qual podem se propagar explosões secundarias. Não é raro, produzir-se uma série de explosões que se propaguem de um edifício a outro.

Quanto menor for à dimensão da partícula de pó, é mais fácil à nuvem entrar em ignição, visto ser maior a superfície exposta por unidade de peso da matéria (superfície específica). As dimensões da partícula influem também sobre a velocidade de crescimento da pressão: para uma concentração dada de pó em peso, um pó formado por partículas grossas mostra uma velocidade de aumento de pressão mais baixa que o mesmo pó fino. A concentração mínima necessária para que haja explosão, a temperatura de ignição, e a energia necessária para ignição por sua vez diminuem ao diminuir a dimensão da partícula de pó. Numerosos estudos indicam este efeito em grande variedade de poeiras.

As nuvens de poeira podem incendiar-se pela ação de chamas abertas, luzes, produtos defumadores, arcos elétricos, filamentos incandescentes, aíscas de fricção, condutos de vapor de alta pressão, e outras superfícies quentes, faíscas eletrostáticas, aquecimento espontâneo, Solda e corte oxi-acetilênico, e faíscas procedentes destas operações.

Meio de contenção dos riscos

Podemos recomendar no mínimo, a implantação das seguintes medidas. Preventivas contra o risco de explosões nas indústrias que processam pós

Combustíveis:

1- Mantenha atualizada a documentação da classificação de área de sua instalação. Esta documentação é resultado de um estudo de Classificação de áreas, cuja confiabilidade depende essencialmente da expertise do profissional responsável, que via de regra inclui.

Aperfeiçoamento no exterior, já que não há cursos avançados sobre o. Tema no país.

2- Mantenham os equipamentos elétricos e eletrônicos instalados nas Áreas classificadas, submetidos a um plano de inspeção periódica. Esta inspeção não deve se limitar aos aspectos funcionais, mas serem. Específicos aos requisitos de segurança para que eles trabalhem em Tais ambientes. Tal inspeção deve, portanto, ser confiada a. Profissionais devidamente preparados nesta especialidade.

3- Promova o treinamento efetivo de todo o pessoal que trabalha no Local, sobre os riscos existentes, os procedimentos de trabalho seguro. E as medidas de controle adotadas segundo as recomendações das

Normas técnicas específicas.

- Como medidas operacionais preventivas, recomenda-se:

- Proceder cuidadosa limpeza da massa de grãos;

- Fazer uso contínuo dos sistemas de captação de pó;

- Limpar periodicamente os sistemas de captação de pó trocando os filtros nos períodos definidos pelos fabricantes;

- Proceder à limpeza das instalações evitando o acumulo de pó;

- Treinar os operadores e demais funcionários quanto os potências riscos de explosões;

- Fazer manutenções periódicas dos equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com