TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Matematica Financeira 1 Etapa

Ensaios: ATPS- Matematica Financeira 1 Etapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

Capitalização Simples=> e aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital; não incide, pois sobre os juros acumulado

Capitalização Composta=> e aquela em que a taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial, acrescido de juros acumulados ate o período anterior.

Considerando o regime de competência, os efeitos financeiros das transações devem ser reconhecidos nos períodos em que acontece independente de terem sido recebidos ou pagos.

Este método permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens|(ou serviços) foram entregue ou executados (ou recebidos).

As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência permitem uma visão mais ampla aos usuários, informando não somente a respeito das transações passadas, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.

Portanto, garantem que as informações sobre transações passadas e outros eventos, auxiliem os usuários na tomada de decisões econômicas. Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro valido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.

Reconhecimento das receitas

As receitas consideram- se realizadas:

1- Nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, que pelo investimento na propriedade de bens anteriormente pertencentes a Entidade, que pela fruição de serviços por esta prestados.

2- Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento conseqüente de um ativo de valor igual ou maior.

3- Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.

4- No recebimento efetivo de doação e subvenções.

Reconhecimento de Despesas

Consideram-se incorridas os gastos:

1- Quando deixa de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro.

2- Pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo:

3- Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

Regime de Caixa

Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

Este método e freqüentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades publicas.

Alguns aspectos da legislação fiscal permitem a utilização do regime de caixa, para fins tributários. Porém, de modo algum o regime de competência pode ser substituído pelo regime de caixa numa entidade empresarial, pois se estaria violando um principio contábil.

Se a legislação fiscal permite que determinadas operações sejam tributadas pelo regime de caixa, isto não significa que a contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com