TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- SUPERVISIONADA

Trabalho Escolar: ATPS- SUPERVISIONADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2:

Passo1:

1.Etica Empresarial/ Ética Organizacional:

Não há possibilidade de vida social sem os princípios éticos, pois são eles que garantem o respeito e a confiabilidade, condições necessárias para a vida em comum. A sociedade, funda-se em 3 pilares éticos: "é essencial que ela seja JUSTA; é necessário que ela seja LIVRE; é vital que ela seja SOLIDÁRIA."

Aplicados esses conceitos às Organizações, às Empresas e às Instituições em geral, percebe-se a importância do trabalho humano, pois, essa sociedade, assim estruturada, não surgirá espontaneamente, mas será o resultado de ações que envolverão liderança, estratégia e cultura corporativas.

A paz, a justiça, a liberdade, o espaço social desejável para que se desenvolva a dignidade humana necessitam de competência para serem alcançados.

Códigos de Ética existem muitos e, em se tratando de empresas, mais ainda, mas de nada adiantam se não houver: educação para uma cultura da Ética e lideranças organizadas em torno de estratégias eficientes que transformarão os princípios éticos essenciais em diretrizes para orientar o comportamento e as ações das pessoas.

Essa educação para a Ética envolverá: a Ética da consciência; a Ética do coração; a Ética da inteligência; a Ética da vontade e a Ética do comportamento,

Para agir com eficácia e corrigir as distorções dentro das Organizações, é preciso um Modelo de Ação, um Modelo de Gestão do Comportamento Ético,"...que considere a cultura corporativa, que seja abordado em nível estratégico e que sugira ações táticas e operacionais relevantes" ,enfim, algo que leve à prática da Ética. Esse é o principal objetivo deste curso: desenvolver nos gestores de RH a consciência de que a sua ação é determinante para a implantação de uma maneira ética de se viver em sociedade, conforme Matos (2010).

 A ética organizacional:

se aplica com o objetivo de incutir um sentido nos gestores e colaboradores de uma organização, mostrando como gerir e realizar o seu trabalho com responsabilidade. Varias empresas optam por reformular o seu conceito de ética nos negócios denominando-o como integridade,boas praticas de negocio ou conduta eticamente responsável.

2. Diferenciar ética de moral:

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

3.Relatar sobre a ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos:

Reconhecer o funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com