TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEc Negocioacao

Dissertações: ATPS TEc Negocioacao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Roteiro de Preparação para Negociações Salariais 2

Conceitos e as Características da Negociação 3

Introdução 4

O que é Negociação e suas Definições 5

Considerações Finais 8

Habilidades essenciais para os Negociadores 9

Referências Bibliográficas 10

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Você está sendo injustiçado e está na hora de pedir um aumento. Vá e peça. Mas tenha em mãos bons argumentos para não se decepcionar.

Primeiro você deve estabelecer uma estratégia:

Quanto você merece?

Por que você merece?

A empresa reconhece o seu mérito?

Quando perceber a hora de pedir o aumento e tiver respostas inteligentes para as perguntas, deve estar pronto para uma entrevista com seu superior imediato. Faça um levantamento de toda a sua carreira dentro da empresa mostrando as vantagens que o seu trabalho representa dentro da companhia, como projetos concretizados, lucros diretos, economia com aumento da produtividade, processos que após a sua alteração/criação renderam desempenho ou produtividade no aumento do volume de negócios. Saber como o mercado anda em relação ao seu cargo/remuneração em outras organizações também ajuda bastante. Mostre que um aumento salarial para você neste momento pode melhorar a sua satisfação e qualidade do seu trabalho, além de assegurar sua boa vontade e lealdade, o que influenciara diretamente nos seus resultados e por consequência nos da organização.

COMO REAGIR DIANTE DE UMA RESPOSTA NEGATIVA?

Se os seus pedidos forem considerados fora de questão, não desista, nem demostre impaciência e não leve para o lado pessoal, sempre existe a oportunidade de conseguir vantagens paralelas que podem ser tão boas quanto um salário maior.

Tal como uma troca de função ou cargo, facilidade de aquisição de ações da empresa, programa de saúde diferenciado, carro, celular livre , enfim, benefícios que mesmo que momentaneamente possam suprir o não aumento do salario.

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO

Ao contrário do que muita gente imagina, o fator “negociação” está presente na vida das pessoas diariamente, sendo algo longe de ser restrito ao mundo dosnegócios. Negociamos com a família, com amigos e até mesmo com um empregador, em uma entrevista de emprego. O importante é que se sabia que, em uma negociação, não existem vencedores nem perdedores, mas sim a tentativa de conciliar o que é bom para ambos os lados.

O ato de negociar nos dá a oportunidade de satisfazer de forma conjunta às necessidades dos membros envolvidos. A negociação envolve compromissos e estabelece condições ampliando e reduzindo as diferenças.

Negociar é uma arte que representa o processo de comunicação eficiente, baseando se na coragem de enfrentar desafios. Existem várias maneiras de se negociar, além de satisfação profissional o lado pessoal.

A negociação com base na transparência implica na confiança das partes envolvidas.

Portanto negociar acima de tudo não significa obter vantagens sempre e rápidas, mas sim ter a informação e visão do presente e futuro para alcançar o resultado almejado de forma positiva. É a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta.

OUTRAS DEFINIÇÕES

“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”.

BERNABEU, Francisco. Negociadores da Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed Ciência Moderna, 2008.

“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa”

COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa. 8 Ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1980.

INTRODUÇÃO

A negociação pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham ideias, informações e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. É o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado fazer compras às decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.

A esfera das negociações sempre está em mudança, necessariamente. Pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento, para que por conseqüência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente.

A negociação é definida como um diálogo direto entre duas ou mais partes, A mediação ocorre quando terceiros intervêm entre duas ou mais partes em conflito, desempenhando um papel ativo nas negociações.

O QUE É NEGOCIAÇÃO?

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com