TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA 1

Exames: AULA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Convidamos você para mergulhar em um conteúdo que nos levará a formular muito mais perguntas do que respostas. Esta disciplina pretende despertar sua curiosidade, sua vontade de conhecer mais, sua necessidade de compreender melhor.

Se você estiver se perguntando: “Como vou aprender mais se eu não chegar às respostas corretas?”, nós vamos argumentar: muitas vezes, criar as melhores perguntas nos faz aprender mais do que simplesmente ler respostas preestabelecidas.

E então, está disposto(a) a aceitar este desafio? Vamos embarcar juntos nesta viagem pelas questões da ética? Vamos lá!

Para começarmos, vamos lançar a seguinte questão: Será que existe um conceito universal sobre ética?

Na verdade, a ética habita nosso cotidiano. Não há como escaparmos deste assunto. A ética nasce de uma realidade social. O autor Serrano (2009, p. 16) cita Hans Kelsen para explicar que a ética é resultado de construções racionais que geram princípios, normas e regras, tanto gerais como particulares, construções que têm como função servir de base para se justificar determinadas atitudes.

Nome

2 © 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.

Quando pesquisamos a origem da palavra ética, descobrimos que é grega, vinda do termo ethos, que significa bom costume/boa conduta. Esse termo acabou evoluindo para o termo, em português, conhecido por ética.

Da Antiguidade à Contemporaneidade

Da Antiguidade para nossa Contemporaneidade, o significado de ética percorreu e, ainda percorre, uma longa trajetória, alimentando acaloradas discussões entre filósofos, políticos, empresários, professores e todos os tipos de estudiosos.

Para nos ajudar a compreender os caminhos pelos quais o conceito de ética ainda percorre, vamos nos embasar nas explicações dadas pelo Prof. Clóvis de Barros Filho durante uma aula aberta sobre ética em dezembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com