TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 8

Ensaios: AULA TEMA 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 6

ANO

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

Deve apresentar uma síntese da visão sociológica de Bourdieu sobre a escola como reprodutora das desigualdades sociais.

O filósofo Bourdieu em seu livro publicado em 1970, ele desaprova a educação escolar na frança, ele em sua visão coloca que o ensino era voltado solmente para a elite, ele contesta e generaliza que a escola oferecia o ensino igualitario para todos os individuos. Bourdieu e Jean-Claude Passeron, fizeram uma pesquisa a fundo sobre o sistema escolar na frança, e chegaram a conclusão de que realmete a escola não promovia a igualdade de oportunidades nem transmitia os ensinos e críterios iguais, e menos ainda oferecia um conhecimento superior e nem avaliava os crítérios universalista, e Boudieu defendia que a escola éla realmente só promovia a desigualdade social e o dominio dos mais favorecidos, que tinham acesso a uma educação de qualidade, que os menos favorecidos não tinham.

Para Boudieu a cultura não era neutra como eles queriam colocar, pois para o filósofo quem tinha o dominio eram a elite, pois a escola usava de mecanismo para despistar e denegar a natureza social da sua cultura apresentando como verdade a sua cultura universalmente inquestionavel.

Dentro dessa lógica o filósofo coloca que as diciplinas oferecidos nas escolas , como; escolas artisticas, filósofia, geografia e desenho, eram selecionados pela escola voltado para o interesse das classes dominante, pois eram diciplinas de prestigios e que solmente os indiviudos da elite tinham abilidades, condiçoes de concluir essas diciplina que na época eram prestigiadas pela alta sociedade.

Assim o filósofo dizia que há homologias que funcionavam neste campo escolar que agia e forma a avaliar e agir no mundo das classses dominantes, e desse modo os individuos menos favorecidos não tinham acesso a essas culturas e colocações do ensino, e assim dacilmente as familias portadoras de um bom capital conseguiam chegar facilmete as universidades.

Com isso a escola se defende dizendo que na verdade o sucesso ou não da escola se define pela aptidão do aluno e que ele pode até alcançar posição melhor mas que tependeria do esforço e gosto do aluno.

Para terminar Bourdieu, fala que as seleçoes feitas pela escola realmete é definida pelas elites, os industriarios, medicos e até dirigentes da politicos, e que a escola uma parte dela era comportadas por essas classes.

Assim as pessoas menos desprovidas filhos de imigrantes dificilmente conseguiam chegar ao primarios, quando chegavam tinhaõ que se submeter-se as colocaçoes impostas pela alta sociedade que dominava o ensino, assim os menos favorecido tinham que caminhar num universo cada vez mais complexo e investir num capital mais reuzidos.

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

Tem como objetivo apresentar análises e discussões de exemplos ou notícias que retratem a relação escola-desigualdade no contexto brasileiro.

É notavél ver que o ensino brasileiro em pleno século XXI continua passando por tantas dificuldades no ensino uma pesquisa feita por uma consultória sobres o sitemas educacionais mundial o Economist Intelligence Unit, aponta o Brasil em penúltimo lugar no ranking sobre a qualidade educacional. O Brasil ja passou por muitas reformas educacionais mas o ensino continua precário, a falta de investimento por parte dos governandes tem sucateado as instituiçoes escolares brasileiras, a desvalorização dos professores tem piorado cada vez mais o ensino, seguido da falta de segurança, materiais didaticos sem valor no ensino, falta de estruturas e muitos outros problemas, que acaba desqualificando o ensino brasileiro. Esses problemas na educação leva a uma desigualdade social, pois o aluno de baixa renda não tem a oportunidade ou acesso a cultura de boa qualidade a livros educativos acesso a novas tecnologias e frenquentar boas escolas privadas, para acabar com a desigualdade social teriamos que começar a diminuir as desigualdade educacional,estes problemas tem acrretado na vida do aluno muitas consequencias um exemplo disso são as crianças no 6º ano do ensino fundamental que não tem habilidade de ler escrever ou intrerpretar textos, isso é o resultado dessa má administração dos recurso para melhorar o ensino público.

Todos os profissionais que atuam nesta area estão descontente com as desvalorização da categori, recebem baixo salarios, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diarias escolar, todos esses problemas abaca acarretando no fracasso do ensino na vida da criança, que por sua vez não consegue aprender.

Numa avaliaçao da doutora Nadia que é formada em psicologia da educação, fez uma pesquisa durante 5 anos nas escolas pública de Saõ Paulo, tentando buscar as causas das dificuldades de aprendizado escolar para estabelecer prioridades de mudanças na politica educacional, os estudos revelou que de cada quatro alunos que concluem o ensino fundamental, três saem do ensino fundamental sem saber ler e escrever, e fazer as 4 operaçoes de matemática.

Esse problema que os alunos tem de aprendizagem devido as más condiçoes que o ensino ofereçe, muitos alunos não conseguem se quer chegar ao ensino médio muitos desistem de estudar abandonam os estudos e muitos vão trabalhar para complementar a renda familiar.

A mudança na educação depende dos esforços políticos, investindo na qualificação dos profissionais da educação, melhorar a destribuição de renda, pois com isso acabar com a desigualdade social, investir nas escolas pública com tecnologia avançada, e muitos outro meios para melhorar o ensino no Brasil e preparar nossa crianças para um futuro promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com