TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA- PADRÕES INTERNACIONAIS DE QUALIDADE - NORMAIS ISO. ETAPA 4

Ensaios: AULA TEMA- PADRÕES INTERNACIONAIS DE QUALIDADE - NORMAIS ISO. ETAPA 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE JUNDIAÍ

Claudiana Maria Pires de Camargo

Daiane Ferrari Couto

Jéssica C.T.T. de Santana

Patrícia da Silva

Gestão da Qualidade

JUNDIAÍ

2013

Claudiana Maria Pires de Camargo RA. 2147224463

Daiane Ferrari Couto RA. 2143232153

Jéssica C.T.T. de Santana RA. 2119201873

Patrícia da Silva RA. 2121202434

AULA TEMA- PADRÕES INTERNACIONAIS DE QUALIDADE – NORMAIS ISO.

ETAPA 4

JUNDIAÍ

2013

Passo 1 (Equipe)

Levantar informações na empresa escolhida acerca dos padrões de qualidade e normas ISO.

Para facilitá-los, responder as perguntas abaixo:

1. A empresa utiliza ou conhece as normas de qualidade ISO? Sim, ISO 9001 (Qualidade), ISO14001 (Meio Ambiente), OHSAS18001 (Saúde e Segurança) e SA8000 (Responsabilidade Social).

2. A organização fornece treinamentos e conscientização para atingir as competências necessárias? |Sim, constantes treinamentos.

3. Como é a infraestrutura desta organização (espaço de trabalho, equipamentos de processo, serviços de apoio)? É uma empresa com amplo espaço de trabalho, com diversas mesas e um prédio contendo dois andares e um mezzanino. O Centro de Distribuição é grande com muitas maquinas e operários.

4. O ambiente de trabalho é adequado? Sim, todos tem segurança e demarcações.

5. Quais são os objetivos da qualidade referentes aos requisitos dos produtos?

Satisfação total dos clientes. A empresa ocupa posição de liderança em projeto, produção, fabricação, fornecimento e instalação de uma ampla gama de cabos para aplicações nos setores de energia e infra estrutura. A empresa também produz componentes e acessórios de rede e oferece serviços agregados, como projetos, gerenciamento, de cabeamento, realização de projetos turn-key, serviços de instalação e manutenção em sistemas elétricos e infra estrutura.

6. Quais são os métodos utilizados para o monitoramento da satisfação do cliente? Pesquisas através de representantes e gerentes comerciais, e nosso portal Schneider Electric Barsil LTDA7. São realizadas auditorias internas e, intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade esta conforme as disposições planejadas? Sim a empresa possui auditores que cuidam de toda parte de gestão de qualidade.

8. Como é feito o monitoramento e a medição dos processos? Por meio de pessoas capacitadas a cuidarem de toda parte de qualidade da empresa, afim de mater um bom status de qualidade.

9. Como é feito o controle de produtos que não estejam conforme requisitos da qualidade? Através do setor de inspeção, os mesmos viram sucatas.

Passo 2 (Equipe)

Discutir com a equipe as informações levantadas na empresa e a partir deste levantamento escolher a Norma ISO que mais se enquadra nos padrões e parâmetros da empresa.

Explicar o porquê desta escolha.

Obs.: Importante ressaltar que num plano de consultoria, o consultor irá fazer uma proposta de um plano de ação por meio dos dados levantados na análise de requisitos, e depois irá colocar essa proposta em prática. No caso deste trabalho, a equipe irá apenas elaborar o plano, sendo que sua execução ficará a critério dos alunos.

ISO 9001 (Qualidade) - O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes.

Para que haja continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades com as quais interage — sempre de forma ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente. De posse de todas essas informações, a liderança estabelece os princípios da organização, pratica e vivência os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um plano de implantação (relatório final) das normas da qualidade para a empresa escolhida. A equipe deverá seguir o padrão abaixo:

1. Levantamento histórico da empresa e suas principais necessidades com relação à gestão da qualidade (programas utilizados, necessidades, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades de melhorias).

2. Sugerir melhorias na padronização de processos e documentos.

Estuda-se a importância de se implantar o modelo de gestão por processos da empresa de maneira alinhada ao modelo de negócio elaborado durante o planejamento estratégico corporativo, isto é, aborda a estrutura para se garantir uma gestão integrada e sinérgica, tanto dos processos como dos objetivos estratégicos definidos.

A premissa básica desta estrutura é garantir que não haja dispersão de recursos e energia para o planejamento, coordenação e execução das principais iniciativas estratégicas definidas. Em outras palavras, fazer com que as equipes atuem de forma integrada maximizando a geração de valor para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com