TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTILUX

Monografias: AUTILUX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO: Administração

ESTUDO DE CASO

ESTUDO DE CASO: “PROJETO ALTILUX”

Conceitos envolvidos: Marketing, Estratégia, Gestão de Operações.

OBJETIVO: Ao final do estudo de caso o participante terá acumulado experiência na análise da inter-relação entre estratégias organizacionais e as operações de uma empresa.

METODOLOGIA GERAL: O estudo de caso será desenvolvido conforme a metodologia de estudo apresentada pelo professor, dividida em três etapas:

- Preparação individual do caso

- Discussão em grupos

-Plenária

Prezado Colaborador

Seja bem vindo à equipe.

Como presidente da BrasilisConsultoriaEstratégica dou-lhe oficialmente as boas vindas. Imagino que esteja surpreso por receber logo na primeira hora do seu primeiro dia de trabalho uma acolhida tão impessoal. Gostaria de estar presente neste momento para lhe dar os parabéns pelo excelente desempenho no processo seletivo, e apresentá-lo à equipe de trabalho. Entretanto, como verá em breve, o dia a dia da empresa exige sucessivos deslocamentos de todos nós, e nem sempre há a possibilidade de reuniões presenciais. Provavelmente, enquanto você lê esta carta de boas vindas, estarei em reunião com um de nossos clientes em Paris. Deixo a cargo do Sr. Orlando, nosso diretor de projetos especiais, a tarefa de integrá-lo à equipe e aos nossos procedimentos de rotina. Assim que estiver de volta da Europa, em 10 dias, poderemos conversar a respeito de novos projetos, responsabilidades, objetivos, etc.

Enquanto isso, é praxe em nossa empresa atribuir um projeto inicial aos nossos Consultores recém contratados, para que o seu início de trabalho na Brasilis não seja marcado pelo “tédio”. A escolha do projeto é uma incumbência que faço questão absoluta de assumir pessoalmente. Dessa forma, escolhi para seu primeiro desafio o projeto da empresa Altilux, que se apresenta descrito a seguir. Trata-se de um cliente novo, que está procurando nossa organização porque se encontra diante de um impasse com relação aos rumos estratégicos a serem tomados. Em 10 dias estarei de volta e então nos reuniremos para que me apresente o encaminhamento que foi dado à questão.

Cordialmente,

Sr. Pietrobom

Diretor Presidente

Projeto Altilux

A empresa Altilux, localizada na cidade de São Paulo, com mais de 40 anos de atuação no mercado de lâmpadas incandescentes de uso geral, está enfrentando um novo desafio. As vendas estão se mantendo em nível elevado, mas o crescimento tem sido menor a cada ano. O crescimento das vendas de 2010 para 2011 foi de 15%, ao passo que de 2011 para 2012 ficou em torno de 5%. Dessa forma, ao final de 2012 a direção da Altilux se reuniu para a elaboração de um planejamento estratégico, que culminou em duas alternativas estratégicas principais para a condução dos negócios, como descrito adiante:

1) Lançamento de uma nova linha de produtos em um segmento de mercado ainda não explorado – lâmpadas Repelentes. A empresa tem a intenção de inaugurar uma fábrica em Manaus, em janeiro de 2015, onde, além da linha tradicional de produtos, iniciará a fabricação de Lâmpadas Repelentes contra insetos, roedores e répteis (lâmpadas Repelux). O presidente da empresa decidiu por instalar a nova fábrica em Manaus devido à grande biodiversidade da região, o que permite amplas pesquisas, e à facilidade de acesso aos canais de exportação, pois, foram detectadas oportunidades de vendas em mercado estrangeiro. A área de pesquisa já iniciou seu trabalho e desenvolveu inicialmente 6 novas linhas de produtos, com 4 itens cada uma. Os projetistas afirmam que os novos produtos poderão ser produzidos em máquinas iguais às já existentes na Altilux - São Paulo, e que, em média, o tempo de troca entre itens de produtos e preparação de máquina (set up) não ultrapassará 3 horas. Na produção da linha convencional, o tempo de set up entre itens de produto é de 30 minutos. Estima-se que cada item (produtos novos e antigos) seja produzido ao menos 2 vezes ao mês. Atualmente a Altilux trabalha em três turnos de produção (26 dias x 24 horas = 624 horas/mês) e fabrica 56.000 unidades/mês, divididas em 5 itens de uma única linha de produtos. A nova fábrica também trabalhará 624 horas/mês, e será uma réplica da fábrica de São Paulo: terá duas linhas de produção, com capacidade nominal de produção de 70.000 unidades/mês no total. O número de funcionários na operação da nova unidade fabril será o mesmo da unidade matriz. Historicamente, a Altilux tem tido uma capacidade efetiva de produção de 80% da capacidade nominal, e esse dado foi considerado como base para se estimar o desempenho na nova unidade. Esse desempenho é considerado excelente. Ainda assim a Altilux não consegue,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com