TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIANDO E RECONDUZINDO O DEPENDENTE QUÍMICO E SEUS FAMÍLIARES

Por:   •  26/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DE MATO GROSSO DO SUL

CÂMPUS - CAMPO GRANDE

CURSO - TÉCNICO EM REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

AVALIANDO E RECONDUZINDO O DEPENDENTE QUÍMICO E SEUS FAMÍLIARES

CAMPO GRADE - MS

OUTUBRO/2014

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

AVALIANDO E RECONDUZINDO O DEPENDENTE QUÍMICO E SEUS FAMÍLIARES

Maria Lúcia, 46 anos, do lar, quatro filhos (duas meninas gêmeas de 12 anos e dois meninos, 10 anos e 8 anos), procura o CAPS II acompanhada de seu esposo. Reclama de cansaço, falta de ânimo para as atividades diárias e chora durante a consulta ao revelar problemas com o marido que está desempregado há três meses, começou a beber demais e chega alcoolizado em casa. Os pais dela, que moram no mesmo local, não aguentam mais a situação, pois ela já se casou anteriormente também com um alcoolista que a agredia com frequência. As crianças acompanham toda a dinâmica do casal e estão apresentando problemas de aprendizagem na escola.

Questão 1: Cite e explique quais os transtornos que podem acometer o dependente alcoólico.

R: De acordo com Baltieri (2004), “há uma estimativa de que 11,2% da população brasileira sejam dependentes de bebidas alcoólicas, o que representa 5.283.000 pessoas”. De alguma forma, todas as drogas vão parar no sangue, seja através dos pulmões (inaladas), estômago (ingeridas), diretamente (injetáveis), ou outras possíveis formas. E através do sangue que ela se distribui pelo corpo. Naturamente, os órgãos mais afetados são aqueles por onde passa maior quantidade de sangue, ou seja, os mais irrigados. Órgãos mais afetados: Cérebro, fígado, rins e pulmões.

No cérebro o álcool afeta diversos neurotransmissores. Existem dois tipos de receptores destes neurotransmissores: os GABA-alfa e os GABA-beta, dos quais apenas o primeiro é estimulado pelo álcool, o que resulta numa diminuição de sensibilidade para outros estímulos. O resultado é um efeito muito mais inibitório no cérebro, levando ao relaxamento e sedação do organismo. Diversas partes do cérebro são afetadas pelo efeito sedativo do álcool, como aqueles responsáveis pelo movimento, memória, julgamento, respiração, etc.

O fígado é o principal órgão responsável pela metabolização do álcool. A ingestão prolongada de álcool pode conduzir à cirrose hepática, que leva à falha no funcionamento do fígado e à morte. Rins - O álcool sobrecarrega os rins, comprometendo o trabalho do órgão que é filtrar as substâncias do nosso corpo.  Pulmão – o consumo pesado de álcool pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver câncer no pulmão, a bebida alcoólica também aumenta as chances de o câncer de pulmão se manifestar de uma maneira mais agressiva.

Questão 2: Relacione 3 cuidados que devem ser implementados para prevenir ou reduzir os danos causados ao paciente alcoolista. Justifique cada cuidado abordado em sua resposta.

R: O melhor modelo de programa de prevenção é aquele que realça os fatores de proteção e diminui os fatores de risco que levam ao uso, abuso e dependência de drogas. Dificultar o acesso às drogas lícitas; Evitar comportamento de risco, punir quem dirigir alcoolizado e Facilitar acesso ao tratamento, como Grupos AA.

Questão 3: Apresente três ações destinadas a monitorar o tratamento da família.

R: Nesta mesma linha de raciocínio, já surgiram ao longo do tempo, oficialmente novos papéis profissionais nos tratamentos às dependências químicas, além dos já consagrados, como o médico, o psicólogo, o assistente social, o enfermeiro e o terapeuta ocupacional. Além disso, Ribeiro (2010) cita como funções novas e importantes em um processo de recuperação os já reconhecidos papéis de acompanhante terapêutico, de agentes comunitários de saúde e dos conselheiros ex-usuários. Todos esses profissionais servem para monitorar o tratamento da família.

O acompanhante terapêutico é similar à função de gerente de caso, que vai acompanhar o caso de perto e em diferentes situações oferecendo suporte ao paciente, inclusive em ambientes de ressocialização;

O agente comunitário de saúde é responsável pelo elo entre a instituição de tratamento e o meio de convívio do paciente;

Os conselheiros ex-usuários são normalmente pessoas bem sucedidas em seu processo de recuperação da dependência de álcool e drogas, que se dedicam ao aconselhamento de dependentes químicos em tratamento. Tanto os agentes do PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde) quanto a assistente social fazem atendimento, mediações e orientações na casa das famílias atendidas. O psicólogo e o assistente social tem conhecimento técnico suficiente para realizar abordagens familiares relacionadas à violência doméstica, uso de álcool e de drogas. Tanto o PACS quanto o psicólogo podem ter treinamentos em técnicas terapêuticas para acompanhamento em saúde.

Questão 4: Diante do estudo de caso, cite três condutas prioritárias que devem ser realizadas imediatamente pelo técnico em RDQ (Reabilitação em Dependentes Químicos).

R: Três modelos teóricos têm dominado a conceitualização das intervenções familiares em dependência química: o modelo da doença familiar; o sistêmico e o comportamental.

Doença familiar: considera o alcoolismo ou o uso nocivo de drogas como uma doença que afeta não apenas o dependente, mas também a família.

Sistêmico: considera a família como um sistema, em que se mantém um equilíbrio dinâmico ente o uso de substâncias e o funcionamento familiar.

Comportamental: baseia-se na teoria da aprendizagem e assume que as interações familiares podem reforçar o comportamento de consumo de álcool e drogas.

Quando uma família vai buscar ajuda por causa do dependente químico, a primeira coisa que devemos fazer é identificar todos que estão sofrendo por causa dele, seja pai, mãe, irmão, tia, avó.

 Fazer uma avaliação mais detalhada na Família, analisando os comportamentos de cada integrante; realizar visita domiciliar e depois do diagnóstico concluído, caso haja necessidade, encaminhar o marido para tratamento no CAPS ad e sugerir a esposa e filhos acompanhamento com psicóloga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com