TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE UMA ÁREA EM RECUPERAÇÃO AS MARGENS DO CORREGO SÃO JOÃO

Dissertações: AVALIAÇÃO DE UMA ÁREA EM RECUPERAÇÃO AS MARGENS DO CORREGO SÃO JOÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 3

2 OBJETIVOS ......................................................................................................... 4

3 METODOLOGIA ................................................................................................... 5

4 RESULTADOS ...................................................................................................... 6

4.1 Área de estudo ................................................................................................... 6

4.1.1 Caracterização da Área a ser recuperada ....................................................... 6

4.1.2 Caracterização Regional e local ...................................................................... 6

4.2 Origem dos Danos ambientais ........................................................................... 9

4.3 Caracterização da Área Degradada ................................................................... 9

5 DISCUSSÃO E CONCLUSÃO .............................................................................. 11

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA ....................................................................... 12

1. INTRODUÇÃO

O aumento da população mundial e as mudanças de comportamento geradas pela Revolução na Indústria em conjunto com os padrões de consumo dela decorrente tem elevado a taxa de geração de resíduos sólidos a números já mais atingidos, comprometendo a disponibilidade de recursos naturais do planeta. A falta de consciência da população, e principalmente por parte dos poderes publicos e pela produção em grande escala de alimentos diversos, tem gerado uma exploração insustentável dos recursos naturais, é hoje considerado como um dos principais problemas que ameaçam o equilíbrio ecológico mundial.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar problemas que o mau gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos traz ao meio ambiente em especial a saúde humana.

Durante a leitura desta avaliação poderá ser observado à complexidade da gestão dos resíduos sólidos.

Phillippi Junior e Silveira (2004) ressaltam que quanto maior a escala de aglomeração e concentração populacional, maiores serão a diversidades e a velocidade de recursos extraídos do ambiente natural, bem como serão maiores a quantidade e a diversidade dos resíduos gerados e menores será a velocidade de reposição desses recursos.

2. OBJETIVOS

O presente trabalho tem como objetivo avaliar uma área que foi recuperada porem nos dias atuais encontram-se sob total abandono. O córrego São Joao localizado na cidade de Ponta Porã sofreu muito com o aumento populacional, promoveram uma ocupação irregular da área, inclusive nas margens dos córregos fazendo com que o grau de vulnerabilidade ambiental e a degradação da área aumentassem.

Algumas dessas residências foram retiradas, e um reflorestamento foi feito na área porem não houve um monitoramento por partes dos órgãos publico e assim a população desencadeia o habito de se dispor de seus resíduos próximos aos córregos que com a água da chuva os mesmos são carregados para o leito do córrego, ocorrendo à contaminação do local. Para Clark (2001 apud Machado 2006) a presença elevada de substancias na água, considerado acima do nível permitido para essa área é contaminação.

O despejo desses resíduos no córrego se faz ocasionar assoreamento, erosão, perda das matas ciliares, perda do ecossistema e ocorrência de degradação ambiental, as pessoas tem que ter consciência que dependemos desses recursos para viver, mais essas informações para muitos são desconhecidas, os órgãos competentes tem que implantar sistema de educação ambiental nas escolas, fazendo um trabalho de reflorestamento, reutilização de embalagens entre outros a fim de mostrar para as crianças a importância de se preservar.

A ideia é criar, em cada comunidade, redes de educação ambiental criativa e colaborativa, para que as pessoas possam reconhecer o meio ambiente, saber como utilizar os recursos naturais sem degradá-los e torná-lo autossustentável.

3. METODOLOGIA

Os metodos utilizados na elaboração deste trabalho, foram realizadas com observaçõe e levantamento de campo, visitas a Prefeitura do Municipio, pesquisa de imagem via satélite, pesquisas em site, e em artigos cientificos.

4. RESULTADOS

4.1 Área de estudo:

4.1.1 Caracterização da Área a ser recuperada

a) Denominação da Propriedade:Corrego São João

b) Endereço: Bairro São João

c) Tamanho da área: 4 mil m² aproximadamente

d) Situação legal: Área de Preservação Permanente.

e) Coordenadas geográficas: Coordenadas geográficas: O município de Ponta Porã está situado na região sudoeste do Estado do Mato Grosso do Sul, localizado entre 56,10 e 55,00 de longitude oeste e 21,50 e 22,50 de latitude sul (Figura 1), correspondendo a uma superfície de cerca de 5.333 km2

f) Pelo que foi apurado não existe dados de denuncia ou multas, existe um total descaso por parte da populção local, e por parte do proprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com