TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acepções Da Palavra Direito

Ensaios: Acepções Da Palavra Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  417 Visualizações

DEFINIÇÕES E ACEPÇÕES DA PALAVRA DIREITO

Considerações Prévias:

Kant, século XVIII: os “juristas ainda estão à procura de uma definição para o direito”.

As dificuldades que o problemaoferece estão ligadas a dois motivos básicos, sendo um de natureza metodológica e outro vinculado a tendências filosóficas perante o Direito. O primeiro se refere à prática de se examinar diretamente otema da definição, sem que antes se proceda o exame dos diversos sentidos que o termo encerra.

As definições sofrem as influências das inclinações dos juristas: Legalista – norma jurídica; Idealista– justiça como elemento primordial; Sociólogo – elemento social; Historicistas – caráter evolutivo do direito;

Em Lógica (coerência de raciocínio e idéias), o vocábulo Direito é classificado comotermo análogo ou analógico, pelo fato de possuir vários significados que, apesar de se diferenciarem, guardam entre si alguns nexos: Sentido objetivo – norma de organização social; Sentido subjetivo –poder de agir garantido por lei; Ciência do Direito; justiça. Com esse vocábulo, faz-se alusão tanto ao Direito Positivo quanto ao Direito Natural.

Definições nominais

Nominais(etimológica/semântica): expressa o significado da palavra em função do nome do objeto. As definições reais ou lógicas fixam a essência do objeto, fornecendo suas notas básicas.

Definição Etimológica (explica aorigem do vocábulo, a sua genealogia)

A palavra Direito é oriunda do adjetivo latino directus, a, um (qualidade do que está conforme a reta; o que não tem inclinação, desvio ou curvatura), queprovém do particípio passado do verbo dirigo, is, rexi, rectum, dirigere, equivalente a guiar, conduzir, traçar, alinhar.

Romanos: jus = lícito; injuria = ilícito

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com