TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acumulação Mecanica

Pesquisas Acadêmicas: Acumulação Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  1.436 Visualizações

Página 1 de 2

São processos gravimétricos responsáveis pela concentração natural de minerais pesados e de baixa solubilidade. Assim, agentes como a água ou o vento transportam os minerais mais leves e concentram aqueles mais pesados.

 Podem formar depósitos recentes ou antigos (paleo-placer). Exemplos de depósitos de placer são inúmeros, como Ouro, ilmenita, magnetita e diamantes estão entre os minerais obtidos de placers. No Brasil a mina de ouro de Jacobina na Bahia, rutilo e ilmenita em Mataraca na PB, são alguns dos depósitos originados pela acumulação mecânica.

Placer eluvional-  Acumulação (Eluvião). Em meio sólido em movimento. Placer aluvial- Concentração (Aluvião). Em meio líquido Placer eólico- Concentração pela movimentação do vento. Placer de praia- Concentração por efeito de ondas de praia.

Acumulação Mecânica (Placer)

São processos gravimétricos responsáveis pela concentração natural de minerais pesados e de baixa solubilidade. Assim, agentes como a água ou o vento transportam os minerais mais leves e concentram aqueles mais pesados.

Bascamente, a concentração vai ocorrer quando houver decréscimo de velocidade.

A água dos rios perde velocidade em barreiras, quedas d’água, confluência de rios e curvas acentuadas.

Depósitos dentríticos (placer) podem conter grande variedade de minerais, como ouro, diamante, cassiterita, rutilo, etc.

Alguns tipos de placer:

*Placer eluvional: acumulação em meio sólido em movimento;

*Placer aluvial: concentração em meio líquido;

*Placer eólico: ação dos ventos;

*Placer de praia: concentração pelo efeito das ondas de praias.

*Eluvião- Formado em encostas de montanhas, ou seja, ocorre deslizamento de material que irá se concentrar nas encostas. Um depósito de interesse econômico requer uma fonte rica.

*Aluvião- Entre os mais importantes. Trata-se de todo material que sofreu transporte pela água. A concentração se faz ao longo dos rios, pela separação do material leve do pesado.

*Depósito eólicos- O vento atua como a água como agente de erosão e concentração. Exemplos são os desertos australianos: o material leve é levado pelo vento e o outro, mais pesado, permanece no local.

*Placer de praia- As ondas tiram minerais da praia. O retraimento das ondas e a maré baixa carregam os materiais mais leves e mais finos, concentrando os mais densos e grosseiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com