TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adcfv

Exames: Adcfv. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

s e o Édipo Rei

Exercício 3) Ler a obra Édipo Rei, de Sófocles e responder:

Valor: 5,0 pontos

1)Quem foi Sófocles?

2)Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

- Édipo em Colono:

Édipo passou muito anos vagando no exílio e somente suas filhas Antígona e Ismene se importaram por ele. Ao ir para Colona, é recebido de forma hostil e os soldados da cidade tentam expulsa-los. Antígona intercede pelo pai, pedindo a presença de Teseu, o rei de Atenas. Enquanto o aguardam, chega Ismene com a notícia de que o oráculo de Delfos tinha assegurado proteção dos deuses para acidade que abrigasse o corpo de Édipo e lhe construísse um santuário. Teseu muito interessado na proteção que obteria dos deuses, tal como anunciada pelo oráculo permite que Édipo fique em Colona e o protege contra Creonte que deseja levá-lo para Tebas.

Polinices tenta conseguir a proteção dos Deuses com o apoio do pai para enfrentar o irmão e assumir o poder real em Tebas, mas Édipo decidi-se por não apoiá-lo e ainda profetiza que os dois irmãos se matariam um ao outro. Édipo escuta o trovão de Zeus e vai até o lugar onde sabia que deixaria o mundo dos vivos e é acompanhado somente por Teseu, quem ele fez jurar nunca revelar tal local.

Antígona: Polinices volta a tebas com um exército concedido pelo rei Adrasto, de Argos- pai de sua esposa- para retirar Etéocles do trono. Após os sete chefes tebanos e os outros tantos argivos entremataram-se, os irmãos também morreram um pela mão do outro. Com a morte do rei, Creonte sobe ao trono e como primeiro ato de poder proibiu o sepultamento de Polinices cabendo a pena de morte para quem o fizesse. Entretanto preparava funerais de heróis para Etéocles, que foi morto em defesa da cidade que o irmão atacava. O desenrolar da peça cabe a Creonte e a Antígona, essa por sua vez insisti em conceder honras fúnebres a seu irmão Polinices acreditando que seu direito era mais válido enquanto Creonte proibi tal ato. Antígona defende o direito natural e Creonte representa o direito positivo.

3)Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo.

"Édipo Rei" passa-se em Tebas, cidade grega fundada por Cadmo. O povo tebano suplica ao rei ajuda , pois sua cidade perece. O rei Édipo acalma o povo, dizendo vai fazer de tudo para salvar a cidade novamente. Para o povo tebano, o Rei Édipo está logo abaixo dos deuses, pois ele conquistou o reinado em Tebas após livrá-la da das desgraças que a Esfinge trazia para a cidade. Para saber o que é necessário fazer para ajudar a cidade, Édipo envia Creonte, seu cunhado, para consultar o Oráculo no templo de Apolo. Após uma consulta ao oráculo de Delfos, que responde pelo deus Apolo, os tebanos são alertados sobre alguém que provoca a ira dos deuses: o assassino de Laios, que ainda vive na cidade Creonte explica a Édipo como havia sido a morte do antigo rei, ou seja, a versão que contavam como se fosse certa, que o comboio do rei foi morto por salteadores. Ao saber o que precisava para começar a investigação em busca do assassino, Édipo anuncia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com