TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adequações Do CFC

Pesquisas Acadêmicas: Adequações Do CFC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

PERÍCIA CONTÁBIL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DO ARTIGO DE PESQUISA

AULA N°: 14 de Abril de 2014

TÍTULO DO ARTIGO: O laudo pericial contábil e sua adequação às normas do Conselho Federal de Contabilidade e à doutrina: um estudo exploratório

AUTOR (ES): Terezinha Balestrin Cestare, Ivam Ricardo Peleias e Martinho Mauricio Gomes de Ornelas.

1. ENUMERAR OS TRÊS PRINCIPAIS PONTOS DO ARTIGO:

A elaboração e o encaminhamento do laudo devem seguir um conjunto de regras, tratadas em obras sobre perícia contábil, e em normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade - CFC. Não obstante haver normas profissionais disciplinando a perícia contábil, e a orientação doutrinária nas obras sobre perícia, para elaboração de laudos periciais, o que se pretende é verificar empiricamente se tais normas e orientações estão sendo aplicadas no planejamento, execução e apresentação do trabalho pericial.

(Pagina 1 Paragrafo 3)

O exercício da atividade pericial contábil requer um conjunto de conhecimentos por parte do contador que a executará. É este cabedal que deverá permitir que o perito seja eficaz em sua ação como auxiliar da justiça, pois é ele quem fornecerá ao magistrado os elementos técnicos contábeis necessários para a solução de uma determinada demanda. O meio pelo qual o perito faz chegar às mãos do juiz tais elementos fáticos é o laudo pericial contábil. (Pagina 4 Paragrafo 1)

Alguns autores estudiosos, que manifestam suas opiniões sobre o laudo pericial contábil, usam a proposição do CFC, outros apresentam seu entendimento conforme se verifica a seguir. Para Alberto (2002, p. 123) o “laudo pericial foi definido e conceituado com propriedade pelo item 13.4.1 (sic) da Norma de Perícia Contábil, não cabendo reparos ou ampliações a serem efetuados”. Nas palavras de Sá (2004, p. 45) ”é uma peça tecnológica que contém opiniões do perito contador, como pronunciamento, sobre questões que lhe são formuladas e que requerem seu pronunciamento”.

(Pagina 4 Paragrafo 4)

2. PERGUNTAS/RESPOSTAS:

Como foi feita a pesquisa?

Foram escolhidos, de forma não probabilística, dez laudos em varas distintas, feitos por diferentes peritos, que foram comparados com dois instrumentos de pesquisa: um para as proposições da doutrina, e outro para as normas do CFC.

(Pagina 1 Paragrafo 1)

Quando a resposta a um quesito esta circunstanciada?

A resposta a um quesito será circunstanciada quando possuir as razões que a fundamentam, sendo inadmissíveis as respostas “sim” ou “não” (ORNELAS, 2003, p. 88). Para Alberto (2000, p. 126) os quesitos serão respondidos de forma circunstanciada quando atenderem à essência da questão formulada.

(Pagina 5 Paragrafo 7)

Segundo a norma vigente pelo NBC quais as exigências mínimas para estruturar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com