TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Financeira

Dissertações: Administracao Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 13

Echaporã/SP

2012

INTRODUÇÃO

A administração Financeira diz respeito às responsabilidades e funções do administrador financeiro numa empresa. Os mesmos administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos. Nos últimos anos, as mudanças no ambiente econômico e regulatório elevaram a importância e a complexidade das responsabilidades do administrador financeiro.

O presente trabalho tem a finalidade de se apresentar um estudo sobre as práticas de finanças nas empresas e compreender toda a importância da administração financeira para a saúde da empresa e para a sua solidificação e sucesso.

Etapa 1

1- Qual o Objetivo de uma empresa?

R: O objetivo econômico de uma empresa é a maximização do seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentado a riqueza de seus proprietários, uma empresa para aumentar sua riqueza ela investe em projetos e adquiri ativos cujo os retornos produzem lucros possíveis com os menores riscos.

2- Explique as atividades de financiamentos e investimento para a administração financeira.

R: As decisões de financiamentos são tomadas para a captura de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e longo prazos e a estrutura de capital. O administrador financeiro recebe o apoio técnico de profissionais especializados em tesouraria e controladoria. Os executivos responsáveis por essas duas áreas recebem o título de gerente financeiros.

3- Quais as funções do Administrador Financeiro?

R: Os Administradores Financeiros devem harmonizar as necessidades sociais e ambientais visando a obtenção de lucros. A adesão aos valores sociais talvez não produza o uso mais eficiente dos ativos ou menores custos, porem para melhorar a imagem da empresa. Cuidar dos interesses das empresas, criar instalações para treinamento, cuidar da segurança e do bem estar dos trabalhadores e lidar eficazmente com a questão da convivência entre homens e mulheres para produzir benefícios a longo prazo na forma de maior produtividade e relações mais harmoniosas entre a produção e a Administração.

4- Qual a diferença do Regime de Competência e o Regime de Caixa.

R: O regime de competência serve para apurar o resultado econômico e medir a rentabilidade das operações, basicamente por esse regime as receitas são reconhecidas no momento da venda e das despesas quando ocorridas.

O regime de caixa serve para planejar e controlar as necessidades e sobras de caixa e apurar o resultado financeiro( Superavit ou déficit de caixa). Basicamente pelo regime de caixa são reconhecidas no momento do efetivo recebimento, e as despesas no momento do efetivo pagamento.

Etapa 2

O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO

É o valor econômico associado a desembolsos (ou receitas) ocorridos em épocas diferentes, geralmente têm valor econômico diferentes, ainda que correspondam à mesma quantia monetária e não haja inflação. A razão disso, conforme argumentou-se, é que o conjunto de oportunidades de uso do dinheiro recebido mais cedo, geralmente, é maior. Consequentemente, se dispusermos de uma quantia de dinheiro numa data A anterior à uma outra data B, podemos tirar partido de alguma oportunidade de aplicação do dinheiro entre A e B para chegarmos a B com uma quantia maior do que o que teríamos se só recebêssemos a quantia em B. Deixando de lado a questão do risco, também mencionada acima, vejamos como tratar a questão do valor do dinheiro no tempo em condições de certeza.

Receitas e desembolsos constituem fluxos de caixa. Alternativas de decisão podem (sob certeza), frequentemente, ser representadas, no seu aspecto econômico por conjunto de fluxos de caixa, utilizando-se para isso uma convenção onde, por exemplo, receitas são fluxos positivos e desembolsos, fluxos negativos.

Análise Do Valor Do Dinheiro No Tempo

Normalmente, como já vimos, uma empresa trata seus problemas de decisão em diversos níveis. Num nível (estratégico, ou de longo prazo) considera projetos de longo prazo, financiados por capital próprio ou por empréstimos de longo prazo. Em outros níveis (tático e operacional) trata de projetos financiados por empréstimos de curto prazo. Assim, fica fácil estabelecer o “custo-oportunidade” do capital empatado nesses projetos de nível tático e operacional.

Esse custo são os juros que se paga por esses empréstimos de curto prazo. Ou seja, quando se considera qual o uso que a empresa faria de uma quantia que a empresa dispõe para aplicação de curto prazo, como no exemplo, geralmente a taxa de juro que se paga pelo dinheiro tomado emprestado para financiar o capital de curto prazo (capital de giro) é uma boa aproximação. Isso porque se essa quantia deixar de ser necessária, ela evitará a tomada de empréstimo de curto prazo (que, normalmente são os empréstimos com juros mais elevado dentre os que a companhia paga).

Métodos Analíticos

Os métodos analíticos são precisos porque se baseiam no valor do dinheiro no tempo. A precisão mencionada se refere à metodologia utilizada para analisar os dados do projeto.

O valor do dinheiro no tempo para cada empresa é expresso por um parâmetro denominado “Taxa Mínima de Atratividade” (“TMA”). Essa taxa é específica para cada empresa e representa a taxa de retorno que ela está disposta a aceitar em um investimento de risco (projeto empresarial), para abrir mão de um retorno certo num investimento sem risco no mercado financeiro.

Os métodos analíticos empregados em análise de investimentos são o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).

Valor Presente Líquido (VPL)

O valor presente líquido (VPL) de um projeto de investimento é igual ao valor presente de suas entradas de caixa menos o valor presente de suas saídas de caixa. Para cálculo do valor presente das entradas e saídas de caixa é utilizada a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com