TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Financeira

Trabalho Escolar: Administracao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  8.684 Palavras (35 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 35

RESUMO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Introdução a Administração Financeira; 1

1. Conceitos de Administração Financeira; 1

2. Análise risco x retorno; 3

3. Fluxo de caixa. 5

4. Análise de investimentos; 7

5. Alavancagem financeira e operacional; 11

6. Administração do capital de giro; 13

7. Fontes de financiamento de curto e longo prazo; 16

8. Análise das demonstrações financeiras. 20

Introdução a Administração Financeira;

O objetivo primordial da Administração Financeira é aumentar o valor da empresa, portanto este é o objetivo que deve prevalecer, mesmo quando há conflitos entre administradores e proprietários. Uma forma de diminuir esses conflitos é tornar a remuneração baseada nos resultados da empresa, e ainda proporcionar perspectivas de crescimento no emprego. Os que tiverem melhor desempenho dentro da empresa tenderão a ser promovidos, e com isso, melhorarão sua remuneração

A Administração Financeira também se vale, em suas aplicações, de outros campos de conhecimento não circunscritos à contabilidade empresarial. Está estreitamente ligada à Economia e Contabilidade. A Administração Financeira pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. A Administração Financeira também aproveita certos dados da Contabilidade, outra área da Economia aplicada Atinge e aproveita conceitos da administração da produção e comercialização, da estrutura organizacional e de todo processo operacional da empresa na busca incessante pela remuneração dos ativos em bases rentáveis e com liquidez.

De maneira geral, portanto, pode-se afirmar que todo procedimento, técnicas, informação feitos “sob medida” para que a administração os utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho, recaia na administração financeira. Os relatórios financeiros, todavia, é válido tanto sob o ponto de vista do interessado externo à empresa quanto sob o ponto de vista da gerência.

1. Conceitos de Administração Financeira;

Administração Financeira é a ciência que estuda a movimentação de recursos financeiros entre os agentes econômicos: empresas, indivíduos e governos. No campo das finanças empresariais, o estudo se concentra nos aspectos envolvidos na movimentação dos recursos promovida pelas empresas, e na administração e controle desses recursos por parte dos administradores financeiros.

O principal objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza da empresa, e conseqüentemente dos proprietários, sendo que, para que esse objetivo seja alcançado, os gestores financeiros devem escolher entre as alternativas de investimento e financiamento disponíveis à empresa, somente aquelas que efetivamente agreguem valor ao empreendimento.

As empresas obtêm seus recursos interna ou externamente. Internamente, os recursos provêm das suas atividades operacionais: da venda de produtos e prestação de serviços; do aporte de recursos dos proprietários, acionistas; ou ainda de recursos tomados emprestados às instituições financeiras. Externamente, a captação de recursos financeiros envolve a emissão e venda de papéis no mercado de capitais, sob a forma de ações e debêntures no longo prazo e commercial papers no curto prazo.

Essas decisões, na maioria das vezes, ligadas à expansão ou melhorias tecnológicas, requerem grandes investimentos em ativos de longo prazo, que podem fazer com que a empresa incorra em gastos, que somente poderão ser reembolsados através da utilização do ativo, jamais pela sua venda. São decisões cujo fracasso pode comprometer a própria continuidade do negócio.

Por outro lado, esses investimentos precisam ser de alguma forma financiados, e a maneira de obtenção desses recursos, requer a escolha entre as várias opções possíveis, daquela mais adequada e menos onerosa para a empresa, o que, além de ser um fator determinante do risco, vai também influenciar na maior ou menor rentabilidade. Assim, fica claro que o planejamento financeiro de longo prazo é uma função de extrema importância e que pode determinar o sucesso ou fracasso da empresa.

As decisões financeiras referem-se basicamente à obtenção de recursos (decisões de financiamento) e à sua utilização (decisões de investimentos).

a) Decisão de investimento: trata-se da utilização dos recursos obtidos pela empresa, são os investimentos que a empresa faz para gerenciar suas atividades, os quais variam de empresa para empresa. Cada tipo de atividade requer investimentos específicos para seu ramo de atuação. Por exemplo: no setor industrial o tipo de investimento mais comum é a aquisição de novas linhas de produção; no setor de serviços os investimentos referem-se desde a reforma das instalações até as campanhas publicitárias.

b) Decisão de financiamento: trata-se da obtenção de recursos a serem utilizados pela empresa. Estes podem ser próprios ou de terceiros. O capital próprio é formado pelos recursos dos proprietários e acionistas da empresa, que aplicam seus recursos excedentes na empresa. Pessoas físicas e jurídicas investem nas empresas visando obter lucro no futuro, através da distribuição de dividendos, valorização do preço da ação no mercado e distribuição de bonificação. O capital de terceiros entra na empresa por meio de empréstimos e financiamentos obtidos junto às instituições financeiras. As decisões de financiamento também variam de acordo com o ramo de atividade desenvolvido pela empresa. Independentemente da origem do recurso, essas decisões envolvem a escolha da estrutura de capital, a determinação do custo do capital e a captação do recurso.

As decisões de investimento assim como as decisões de financiamento tomadas pelo administrador financeiro objetivam a busca de resultados para a empresa. O administrador deve planejar, acompanhar e controlar as atividades e projetos da empresa para cumprir os objetivos de resultados estabelecidos. Através da Demonstração de Resultados (DRE) é possível responder algumas questões que auxiliam na busca de melhores resultados operacionais. Isso é possível, pois a DRE mostra as receitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com