TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPLIQUE A LEGISLAÇÃO OBJECTIVA E O DIREITO SUBJEITOR, ACEITANDO OS EXEMPLOS

Tese: EXPLIQUE A LEGISLAÇÃO OBJECTIVA E O DIREITO SUBJEITOR, ACEITANDO OS EXEMPLOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Outras / Noções De Direito

Noções De Direito

Pesquisas Acadêmicas: Noções De Direito

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: Manoel6 16 novembro 2013

Tags:

Palavras: 930 | Páginas: 4

Visualizações: 59

Clique e veja o trabalho completoCadastre-se

ATIVIDADE 1 –

EXPLIQUE DIREITO OBJETIVO E DIREITO SUBJETIVO, TRAZENDO EXEMPLOS.

O direito objetivo é o direito que temos de atuar, são regras que foram impostas as pessoas, limites à sociedade em geral.

Já o direito subjetivo é o poder que as pessoas têm de fazer valer os seus direitos de cidadão, tanto em nível judicial ou extrajudicial.

Desta forma podemos entrar com uma ação em juízo contra um indivíduo que nos deve e não realiza o pagamento, esse é um direito que temos. Assim sendo sempre que temos o direito de agir é direito subjetivo, porque antes existiu o direito objetivo que atribuiu a nos o direito de agir.

ATIVIDADE 2 –

DE ACORDO COM A AULA 2, AS LEIS TEM ALGUMAS CARACTERISTICAS, EXPLIQUE TRES CARACTERÍSTICAS DA NORMA JURÍDICA E TRAGA EXEMPLOS.

OBS: OS EXEMPLOS NÃO PODEM SER OS JÁ DADOS NO MATERIAL DE ESTUDO

 IMPERATIVIDADE: Existem normas de conduta e essas devem ser respeitadas e obedecidas. As normas jurídicas imperam mais do que as normas puramente éticas e morais e por isso elas se sobressaem mais do que as outras. Ex: a norma que obriga a circular pela direita, não é como se sabe uma indicação para os condutores, mas uma ordem cuja violação está sujeita a sanções jurídicas.

 BILATERALIDADE OU ALTERIDADE: Essa característica da norma jurídica refere-se ao vínculo jurídico entre duas ou mais pessoas, sendo este vínculo denominado relação jurídica, pois regulam a conduta de um ou mais sujeitos em relação à de outro ou de outros. Ex: a norma que obriga o devedor a pagar a dívida, dá ao credor o direito de exigir o pagamento.

 COERCIBILIDADE: Coercibilidade tem significado específico. Serve para indicar que a força será utilizada apenas em caso de desobediência, como garantia do cumprimento da norma e não como instrumento de uso normal para o cumprimento do direito. O descumprimento de uma norma juridica de conduta pode ensejar a coerção contra o infrator, ou seja, o emprego de violencia autorizado pelo próprio Estado. Ex: Se J

Clique e veja o trabalho completoCadastre-se

oão tem uma obrigação e não a cumpre, é ordenado a João que pague uma indenização. Se João não a fizer, o seu patrimônio será vendido para a obtenção de liquidez para saldar a dívida.

ATIVIDADE 3 –

Considere as seguintes situações:

I. Bárbara, quarenta anos de idade, foi atropelada por um ônibus. Em consequência do atropelamento e das sequelas físicas resultantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com