TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da estratégia

Tese: Origem da estratégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

1.Estratégia Empresarial

1.1 A Origem da Estratégia

Há mais de 2.500 anos um chinês chamado SUN TZU, escreveu um livro chamado A ARTE DA GUERRA. Ele ensina que o mérito supremo consite em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.

O contúdo do livro A ARTE DA GUERRA mostra com grande clareza como tomar a iniciativa e combater o inimigo: Qualquer inimigo. Duas frases de grande impacto e bastante conhecidas de SUN TZU, foram:

" Se você se conhece e ao inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena de combates."

"Todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto mas ninguém consegue ver a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas."

Outra pessoa de grande destaque do termo estratégia em sua origem foi CARL VON CLAUSNWITZ, ele conseguiu expor suas idéias fundamentais sobre estratégia em sua grande obra chada DA GUERRA (1832). Esta grande obra realizou a façanha de proporcionar novas formas de organizar o pensamento em uma época turbulenta e oferecer um norte seguro para o mapeamento da estratégia em um ambiente instável e por esse motivo merece toda atenção dos modernos estrategistas do mundo empresarial.

Com toda evolução não somente do homem mas também da industria e toda sociedade no passar dos anos a estratégia teve vários significados em diferentes fases. Sua evolução obteve desde conjuntos de atribuições, partindo de ações de guerra, manobras ou artmanhas militares até chegar a transformação em disciplina do conhecimento administrativo.

1.2 A Estratégia na Empresa

A estratégia de uma empresa constitui no conjunto de ações que defininem as direções possiveis que a empresa vai seguir no futuro, um planejamento estratégico é usado para melhorar a produtividade e os resultados de uma empresa.

Todo o conceito da estratégia começou com um livro sobre o assunto do autor Igor Ansoff, em 1965, ms a difusão do conhecimento sobre o assunto intensificou-se apenas a partir dos anos de 1970. A partir disso houve uma explosao na demanda por livros e serviços do que passou a chamar-se Planejamento Estratégico. recentemente passando por uma nova fase, onde não é mais usado a palavra planejamento, ficando somente a palavra estratégia com conceitos amadurecidos com o tempo.

A quantidade de conhecimentos acumulou-se muito rápidamente e em pouco tempoe hoje já se tem uma enorme bibliografia disponível. O grande motivo dessaevolução rápida foi as exigências das empresas que obtiveram um grande crescimento, e queriam cada vez mais conhecimentos para orientar suas ações, proteger-se no mercado e adquirir crescimento.Nos ultimos anos , muitos executivos passaram a viver intensamente o problema da definições de estratégia nas suas empresas, os planejamentos estratégicos proposto por especialistas não estavam mais satisfazendo suas necessidades. Por isso os especialistas nos assuntos tiveram que melhorar seus conceitos básicos a profundar seus conhecimentos para resolver seus problemas especificos.

Uma estratégia de negócio tem diversas caracteristicas especificas. Esse processo de formulação da estratégia não resulta em ações imediatas. Ao invés disso, ela estabelece quais direções certa posição da empresa irá creser e se desenvolver.

Portanto, a estratégia tem que ser usada em seguda, porque em processos de busca irá gerar projetos estratégicos. O papel da estratégia, messa busca, é primeiro o de ficalizar a atenção em áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com