TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 7°periodo Desafios

Artigo: Administração 7°periodo Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

As empresas têm vivenciado nesta última década, um forte enxugamento dos quadros de pessoal e, em contra partida, o aumento da necessidade de especialização técnica. Esta equação tem obrigado empresários a contratarem profissionais por período determinado, em muitos casos, por projetos específicos. Neste contexto, entender o processo de gerenciamento de projeto tem sido vital para as organizações, à medida que os novos negócios se constituem em regime de projetos, e passam a demandar uma série de técnicas gerenciais que nem sempre estão disponíveis nas empresas.A abordagem de GESTÃO DE PROJETOS, ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA e EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS vem conquistando espaço e importância nos mais diversos setores, potencializando o maior uso dos recursos para a obtenção de objetivos cada vez mais bem definidos para a organização. De uma forma geral, já podemos verificar hoje um modelo onde os melhores quadros técnicos e o maior Know-how não mais integram os quadros fixos dos empreendedores, mais encontram-se dispersos – e disponíveis – no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

O mundo corrente apresenta elevado grau de competição, de mudanças, de adaptações constantes. Dentro deste contexto, os projetos vêm assumindo um papel relevante dentro das organizações. A administração participativa faz com que os projetos devam ser executados por equipes integradas, para que todas as tarefas sejam executadas com eficácia e eficiência. Para atender a estes requisitos e obter sucesso, as empresas vêm adotando a prática do Gerenciamento de Projetos. Os processos de gerenciamento de projetos descrevem e organizam o trabalho do projeto. Eles são aplicáveis à maioria dos projetos durante todas as suas fases.Os processos podem ser divididos em:

1.Fase de INICIAÇÃO - É a fase onde "damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

2. Fase de PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

3 - Fase de EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

4 - Fase de CONTROLE - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de anormalidade. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base", levandada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento (Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado), tomando ações corretivas em caso de desvio.

5 - Fase de FNALIZAÇÃO - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como "lições aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.

Em minha opinião, não existe uma etapa mais importante que outra, e sim, na conjuntura rotineira na qual preciso gerenciar meus projetos, a fase de iniciação realmente comporta o início do projeto conjuntamente com o contrato, e, as três fases seguintes, Planejamento, Execução e Controle, acontecem "quase" que simultaneamente, finalizando o gerenciamento realmente com a fase de Encerramento.

O gerente de projeto deve dominar um conjunto de conhecimentos técnicos envolvendo nove áreas específicas e que são aplicados ao longo do projeto.As nove áreas de conhecimento são:

1.1-Gerenciamento da integração:Do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. O gerenciamento da integração define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando problemas antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando sempre o sucesso do projeto.

1.2-Gerenciamento do escopo: Descreve como o escopo será definido, desenvolvido, monitorado, controlado e verificado.

Ele é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.Deve ser um documento de fácil entendimento para que todas as partes interessadas estejam alinhadas em relação ao escopo do projeto. Para facilitar o entendimento, vou dar um exemplo. Você esta prestes a iniciar um projeto de construção de uma casa e menciona, na sua Declaração de Escopo, a pintura interna e externa da casa como uma de suas entregas. Você acha que esta definição é suficiente? É claro que não, você vai me responder. É preciso definir as cores que serão utilizadas, tanto dentro quanto fora da casa. E isso é suficiente? Ainda não. É necessário definir o tipo de tinta e a forma de aplicação. Então, podemos dizer que uma boa definição para o escopo dessa entrega do projeto seria: pintura interna na cor branca para o teto e areia para as paredes, em tinta acrílica, aplicada com rolo e recortes a pincel, e na cor gelo nas paredes externas, em tinta óleo, aplicada com rolo.

1.3-Gerenciamento de tempo: é descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades.São as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais visíveis em sua gestão.

Grupo de processos de gerenciamento do tempo do projeto:

• Definir as atividades

• Seqüenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com