TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentária "ATPS - Etapas 01 E 02"

Artigo: Administração Financeira E Orçamentária "ATPS - Etapas 01 E 02". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Passo 1 – Pesquisar individualmente na internet e na biblioteca informações pertinentes sobre planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda. A seguir acessar os links com alguns artigos referentes aos temas:

1. Ler o artigo dos autores Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz. Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em: -< https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U >. Acesso em: 28 abr. 2013.

2. Ler o artigo publicado em Congresso pela universidade Federal do Mato Grosso do Sul elaborado pelos autores Renata Gama, Guimaro Moura e Osmar Francisco de Oliveira. Disponível em: < https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM > Acesso em: 28 abr. 2013.

3. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Ra = 6% - retorno maior do que o mercado devido à beta > 1,5

Rb = 12% - retorno maior do que o mercado devido à beta > 2,4

m = 0,05

Beta de Ação A = 0,06/0,04. 1,0 = 1,5

Beta de Ação B = 0,12/0,05. 1,0 = 2,4

Retornos esperados

Linha de risco/retorno B

A

Riscos

A B

O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar

Passo 2 – Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da introdutória do relatório.

O balanço entre o risco e o retorno, é um dos princípios básicos de qualquer investimento, ou seja, o retorno será uma recompensa de acordo com o risco que se correu para realizar um determinado investimento. Quanto maior o risco, maior a probabilidade de obter um retorno maior. Um exemplo é a bolsa de valores, porque é um tipo de investimento arriscado porque ele é muito volátil, mais seus retornos são maiores que outro tipo de investimento como a caderneta de poupança que oferece um risco muito menor. O dinheiro é sujeito ao risco do poder de compra de acordo com a inflação. Por outro lado, as obrigações estão sujeitas ao risco de subida ou descida das taxas de juro. Já no caso das ações, existe ainda um risco associado a fatores de mercado que são imprevisíveis e que têm a ver com especulação. Especulação consiste em uma aposta acerca do futuro econômico de um país, um setor de atividade ou de uma empresa.

Níveis baixos de risco são os mais desejáveis, e normalmente terão menores taxas de retorno, enquanto que com níveis de risco maiores, o potencial de retorno será também ele maior, mas existe também a possibilidade de perder tudo. Uma maneira de não perder tudo e ter um retorno pelo menos bom é diversificar os seus investimentos entre diferentes categorias, incluindo dinheiro, ações e outros que considere relevantes. Um planejamento bem constituído deve incluir diferentes tipos de ativos que possibilitem diferentes tipos de retorno e risco associados. Assim estará mais protegido de flutuações em qualquer um deles.

Passo 3 – Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e redigir um resumo geral contendo suas análises. Esse resumo servirá de base para a elaboração do Passo 4.

Nota da autora: O grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos obtidos em fontes confiáveis. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.

Pela analise e entendimento do grupo, vimos em questão, que arriscar as vezes é muito válido, se um investido quiser ter um grande retorno de seu investimento, ele ter que ter convicção que corre alguns riscos para isso. Devera haver planejamento e certo estudo para estar com toda certeza de estar no caminho correto.

Passo 4 – Elaborar em equipe, com base no resultado das leituras realizadas pelos integrantes do grupo, um relatório com no máximo duas páginas.

Ouvimos muitas histórias em todo lugar de pessoas que ficaram ricas com investimentos, com bolsa de valores e etc. Mas ouvimos também historias daqueles que perderam muito ou tudo.

Alguns Fundamentos para investir:

1º Defina um objetivo: aqui a pergunta que você deve se fizer é bem simples: o que vou fazer com o dinheiro investido e quanto tempo têm para que ele renda? Dê um nome para o seu investimento: "meu apartamento", "meu carro novo", "a viagem que sempre planejei", "minha aposentadoria", "os estudos do meu filho". Você escolhe. Mas é preciso saber por que você está se esforçando. É preciso ter um objetivo para alcançá-lo.

2º Formas de investir: existem diferentes formas de investir na Bolsa: (i) compra direta de ações; (ii) investir em fundos de índices; (iii) investir em clubes de investimento; e (iv) ser cotista de fundos de investimento em ações.

3º Encontre a melhor corretora para você: durante a preparação da sua jornada para se tornar um investidor, a Corretora será como a sua agência de viagens. É ela que o ajudará em cada etapa antes do seu primeiro investimento e estará sempre ao seu lado, fornecendo apoio e conselhos de especialistas durante toda a sua viagem.

4º Abra a sua conta: contratar a sua Corretora é simples. Basta fazer um cadastro (semelhante à abertura de uma conta em um banco) e apresentar alguns documentos: (i) cópia do CPF, RG e comprovante de residência; (ii) preencher a ficha cadastral; e (iii) assinar o termo de adesão e contrato de intermediação.

5º Conheça as taxas: chegou a hora de decidir quanto investir, certo? Não existe um valor mínimo para investir em ações. Acredite, o mercado de ações cabe no bolso de todo o mundo. Mas assim como nos outros tipos de investimento que você faz com o gerente do seu banco, no investimento em ações as corretoras cobram taxas para guardá-las (a taxa de custódia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com