TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminnistrção

Por:   •  7/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

INFORMAÇÕES DO TÓPICO

Fórum: 02ª - FT01 - 980183 - ESTATÍSTICA INFERENCIAL

Data de abertura: 20/08/14 - Data limite: 29/10/14

Autor: FABIOLA EUGENIO ARRABACA MORAES

Descrição:

TEMA: Tabelas de contingência versus aplicações do teste qui-quadrado.   Prezado (a) aluno (a). Seja bem vindo ao Fórum de Estatística.  Nos seus estudos iniciais, sobre aplicações do teste qui-quadrado em tabelas de contingência você conheceu como o teste qui-quadrado é realizado tanto para testar a independência entre duas variáveis como para homogeneidade de populações. De maneira bem simples e objetiva apresente exemplos de aplicação de tabelas de contingência tanto para avaliar se duas variáveis são independentes quanto para verificar se diferentes populações apresentam proporções semelhantes em relação a determinadas características.   Para exemplificar, observe a situação proposta e um modelo de como você deve conduzir sua participação no Fórum. Destaque de forma bem clara pelo menos estes três momentos de resposta, ou seja, a situação-problema, quais as variáveis tratadas numa tabela de contingência (não é necessário representar os dados em tabelas, apenas se você desejar) e qual o teste qui-quadrado aplicado (teste da independência e teste da homogeneidade). Aqui segue um modelo de resposta apenas para o teste de independência, no entanto, você  necessariamente deverá postar pelo menos dois exemplos, um para cada teste:    1º momento   Situação – problema: Os professores dos Cursos de Educação Física e Nutrição da UNIUBE, Campus Aeroporto, de Uberaba, MG decidiram fazer um estudo integrado com os alunos de ambos os Cursos. Este estudo faz parte do Programa Geração Saúde: Prática Esportiva e Alimentação Saudável, e está sempre aberto para voluntários da cidade.  Este Programa é composto por vários Projetos que visam um estilo de vida saudável, que inclui conselhos de saúde, alimentação saudável e nutricionalmente balanceada, práticas de atividades físicas, entre outros. O estudo envolveu várias variáveis, coletadas através de questionários e testes clínicos no geral. Vários dados foram cadastrados antes dos voluntários iniciarem o programa e depois de cada atividade física realizada. Os professores querem determinar se o número de dias por semana que os voluntários passam fazendo exercícios físicos está relacionado ao gênero. (Fonte: acervo da autora)   2º momento  Tabela de contingência: Frequências do número de dias por semana gastos com exercícios físicos versus gênero (homens e mulheres).   3º momento  Teste qui-quadrado: Deseja-se avaliar se o número de dias gastos com exercícios físicos por semana é independente do gênero ou se é dependente. Logo este é um teste qui-quadrado para independência.   Para iniciar essa participação, você poderá começar apresentando pelo menos duas ou mais situações problemas que mais lhe chamaram a atenção, com base no que foi apresentado em seu LIVRO TEXTO e nas leituras indicadas nas Referências. Escolha o assunto e apresente seu estudo. Proponha questionamentos que possam nortear sua interação. Não vai perder essa hein!     Aguardo você! Profª Ms Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes

[pic 1]

02ª - FT01 - 980183 - ESTATÍSTICA INFERENCIAL


Postado por: FABIOLA EUGENIO ARRABACA MORAES 
Em: 20/08/2014
[pic 2]

 

TEMA: Tabelas de contingência versus aplicações do teste qui-quadrado.

Prezado (a) aluno (a).

Seja bem vindo ao Fórum de Estatística. 

Nos seus estudos iniciais, sobre aplicações do teste qui-quadrado em tabelas de contingência você conheceu como o teste qui-quadrado é realizado tanto para testar a independência entre duas variáveis como para homogeneidade de populações. De maneira bem simples e objetiva apresente exemplos de aplicação de tabelas de contingência tanto para avaliar se duas variáveis são independentes quanto para verificar se diferentes populações apresentam proporções semelhantes em relação a determinadas características.

Para exemplificar, observe a situação proposta e um modelo de como você deve conduzir sua participação no Fórum. Destaque de forma bem clara pelo menos estes três momentos de resposta, ou seja, a situação-problema, quais as variáveis tratadas numa tabela de contingência (não é necessário representar os dados em tabelas, apenas se você desejar) e qual o teste qui-quadrado aplicado (teste da independência e teste da homogeneidade). Aqui segue um modelo de resposta apenas para o teste de independência, no entanto, você  necessariamente deverá postar pelo menos dois exemplos, um para cada teste:   

1º momento  

Situação – problema:

Os professores dos Cursos de Educação Física e Nutrição da UNIUBE, Campus Aeroporto, de Uberaba, MG decidiram fazer um estudo integrado com os alunos de ambos os Cursos. Este estudo faz parte do Programa Geração Saúde: Prática Esportiva e Alimentação Saudável, e está sempre aberto para voluntários da cidade.  Este Programa é composto por vários Projetos que visam um estilo de vida saudável, que inclui conselhos de saúde, alimentação saudável e nutricionalmente balanceada, práticas de atividades físicas, entre outros. O estudo envolveu várias variáveis, coletadas através de questionários e testes clínicos no geral. Vários dados foram cadastrados antes dos voluntários iniciarem o programa e depois de cada atividade física realizada. Os professores querem determinar se o número de dias por semana que os voluntários passam fazendo exercícios físicos está relacionado ao gênero.

(Fonte: acervo da autora)

2º momento 

Tabela de contingênciaFrequências do número de dias por semana gastos com exercícios físicos versus gênero (homens e mulheres).

3º momento 

Teste qui-quadrado: Deseja-se avaliar se o número de dias gastos com exercícios físicos por semana é independente do gênero ou se é dependente. Logo este é um teste qui-quadrado para independência.

 

Para iniciar essa participação, você poderá começar apresentando pelo menos duas ou mais situações problemas que mais lhe chamaram a atenção, com base no que foi apresentado em seu LIVRO TEXTO e nas leituras indicadas nas Referências. Escolha o assunto e apresente seu estudo. Proponha questionamentos que possam nortear sua interação. Não vai perder essa hein!  

Aguardo você!

Profª Ms Fabíola Eugênio Arrabaça Moraes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com