TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admistração

Artigos Científicos: Admistração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ATPS – CIÊNCIAS SOCIAS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4

1.CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.........................................................4

2. TRABALHO, SOCIEDADE E CONSUMO...................................................4,5

3.DIVERGÊNCIAS SOCIAIS...........................................................................6,7,8

4. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE..........................................................9

CONCLUSÃO...........................................................................................................10

REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................11

INTRODUÇAO

Pode-se dizer que as ciências sociais surgiram no século XIX, na Europa, sendo que possuía como objetivo de tentar explicar as transformações, mudanças e a constituição das sociedades humanas. As primeiras tentativas de compreensão da vida social remontam à Antiguidade, e baseava-se muito mais na imaginação onde diversas mitologias - sumérios gregos, hebreus, etc, foram criados buscando explicar certos fenômenos sociais. Durante a Idade Média, sobretudo na Europa, a explicação e compreensão da vida social estavam muito vinculadas a filosofia e principalmente à religião, estas eram que propunham as regras para a organização social de acordo com seus dogmas e princípios.

Com isso pode-se denominar as ciências sociais como sendo o conjunto de conhecimentos que nos permitem pesquisar e estudar os comportamentos sociais, ou seja, o objeto das ciências sociais é o comportamento social humano, assim podemos dizer que trata-se do estudo sistemático do comportamento social do ser humano. As ciências sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social, pois cada ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento.

DESENVOLVIMENTO

1. CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura pode ser definida como várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

Indivíduo é um representante da espécie, como exemplo uma pessoa, entre várias é um indivíduo. Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade. Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo? Que não admite divisão sem perder seu caráter peculiar; indiviso.

Sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc. A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. O termo sociedade é comumente usado para o coletivo dos cidadãos de um país governados por instituições nacionais que aspiram ao bem estar dessa sociedade é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em determinado lugar. 2. TRABALHO, SOCIEDADE E CONSUMO

Conhecemos “trabalho” como atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar, ou obter algo e ganhar remuneração por este. Onde todo trabalhador tem acesso a órgãos que defendem seus direitos como Sindicatos, Mistério do Trabalho; mas nem sempre foi assim. Na revolução Industrial, o trabalho foi a modificação do artesanal ,fazendo com que o homem fosse operador de uma maquina, realizando movimentos repetitivos, tendo baixa remuneração, exploração de horário, má qualidade de ambiente e material de trabalho.

O filme “A classe operário vai ao paraíso” retrata um cidadão conformado com seu serviço, seu horário, etc. e colegas, estudantes, Sindicalistas tentando convencer os trabalhadores, que eles não tinham que se sujeitar a essas opressões. Mas só mesmo com a intriga de um colega que o chamava de “puxa-saco” e fazer ele perder a concentração e ter o dedo decepado para ele reagir contra os abusos de seus serviço.

Percebemos, no filme, grupos de pessoas que lutam para a melhoria no trabalho, (pois eles denominavam a fábrica ou empresa como Prisão), melhorias estas como bons salários, o processo de produção, eliminar movimentos repetitivos, diminuição de carga horária,atmosfera intima e cordial. E grupos de trabalhadores que por falta de conhecimentos do trabalho, estudo, preguiçosos, ficava atormentando aqueles esforçados, que possuíam muitas vezes estudo, conhecimentos, e acabavam atingindo as metas, gostava das regras e benefícios da empresa.

Essa divergência de opiniões culturais ocorre ainda nos dias atuais, com menor necessidade de melhorias do trabalho, pois com a evolução da Administração Cientifica, houve e estão melhorados os direitos do trabalhador ate hoje; mas a questão do grupo que não possui qualidades, em algumas regiões, estados e ou cidades ainda acontece e precisam ser modificadas.

A sociedade pode ser definida como um conjunto de interações humanas culturalmente padronizadas e sem contradição com a definição anterior, é uma sociedade de símbolos e valores enormes como também um sistema de posições e papéis. Este termo também é utilizado para o coletivo de cidadãos de um país governados por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com