TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admnistração

Exam: Admnistração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Exam  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO 1

JOÃO COSTA, ABRIL DE 2014

RESPOSTA DA QUESTÃO 1.

As causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos são em primeiro lugar, a grande concorrência enfrentada pela a empresa da família; onde o Ricardo teve que se submeter a grandes financiamentos para se adequar às tecnologias das empresas concorrentes, e isto, estava comprometendo as receitas da empresa e a mesma começava a ter problemas financeiros muito graves. Mas, o que mais gerou conflito entre o pai e os filhos foi o fato dos filhos terem estudado Administração de Empresas e os conhecimentos do pai já estavam ultrapassados, pois o mesmo não se inovava quanto a expansão dos negócios globalizados e começava a ter ciúmes dos filhos.

RESPOSTA DA QUESTÃO 2.

Quem deve mandar, sem dúvidas, é quem criou a empresa, porém, o mesmo não pode se fechar ao conhecimento de quem estudou. Seus filhos estavam mais preparados para administrarem a Empresa da família atendendo aos avanços tecnológicos e competitivos. Dava para o pai continuar no comando da empresa, acompanhando, a produtividade, o poder de compra, os investimentos e os lucros. Para isso, ele teria que aceitar o conhecimento de administração dos filhos, e isso, reduziria os conflitos.

RESPOSTA DA QUESTÃO 3.

O peso entre a experiência e o conhecimento formal se dá da seguinte forma: a experiência vai ajudar no sentido da coerência, paciência, cautela; de entender o bom momento e ao mesmo tempo preparar-se para uma situação adversa, enfim, o amadurecimento, a forma de lidar com os clientes e o público envolvido nos negócios, por já conhecer os mesmos.

Já o conhecimento formal, apesar de não ter experiência, se destaca, pela ousadia, pelo planejamento, por estudar o mercado, o público alvo, os avanços tecnológicos e pela facilidade de expansão, buscar mais clientes e estar preparados para saciar as necessidades dos mesmos. Enfim, quem estudou vai administrar com conhecimento, organização e qualidade de oferta.

RESPOSTA DA QUESTÃO 4.

Havia sim a necessidade do consultor. Este profissional saberia identificar os pontos fortes dos concorrentes, porque já conhece a metodologia de trabalho, ele diagnostica os problemas e ao mesmo tempo formula soluções.

Convenceria Ricardo que o trabalho do consultor por já conhecer o mercado, por ajudar na elaboração de projetos, iria trazer comodidade, lucros e harmonia na família.

RESPOSTA DA QUESTÃO 5.

A conseqüência de não haver um acordo entre o pai e os filhos serão muito graves. Primeiro no relacionamento familiar e segundo poderá os negócios da família à falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com