TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolesencia

Ensaios: Adolesencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  191 Visualizações

ADOLESCÊNCIA

Fase da vida onde o indivíduo não é mais uma criança do ponto de vista físico e emocional que caracteriza a vida adulta. Buhler considera a adolescência como a segunda parte da puberdade, mas reconhece não ser possível determinar com grande precisão os limites entre os dois períodos.

A adolescência representa uma fase típica de dicotomia e dualismo em que o indivíduo, sentindo-se adulto, experimenta a necessidade de maior liberdade e auto-afirmação, mas em sua procura de realização sente-se constrangido por uma série de limitações pessoais e princípios sociais. É, portanto, uma fase de ajuste ou desajuste, pois como diz Hurloch, a adolescência é um período de transição e mudanças que requer grande esforço de adaptação.

Não se deve, porém exagerar esse aspecto turbulento da adolescência e, sobre tudo, não se pode generaliza-la e colocar sob esse rótulo todos os jovens do mundo. A concepção de que a adolescência é necessariamente um período de lutas, dificuldades e atritos vem sendo reestudadas a partir de pesquisas realizadas por antropólogos em determinadas culturas, tanto primitivas como bastante desenvolvidas, onde se verificou que a passagem da infância para a maturidade realiza-se de maneiras bastante suave, com pressões externas menos violentas, possibilitando ao indivíduo uma tomada de consciência progressiva e, conseqüentemente, um ajustamento mais fácil à nova fase de sua existência.

Para Mead e outros antropólogos, com efeito, as sociedades que negam, ou regulam o sexo e outras atividades apresentam mais...

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com