TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adsorção

Resenha: Adsorção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Adsorção é um fenômeno que ocorre na interface entre duas substâncias, podendo ser entre um sólido e um líquido, um sólido e um gás ou um líquido e um gás. É caracterizada pelo aumento da concentração da substância líquida, gasosa ou em solução na superfície da fase condensada (sólido ou líquido). A fase condensada é chamada de adsorvente, e adsorve partículas da segunda substância ou solução em seus poros; a substância ou solução que tem suas partículas adsorvidas na superfície da fase condensada é chamada adsorção física, ou fisiossorção. A adsorção química apresenta interações entre as partículas do adsorbato e a superfície do adsorvente bastante fortes, com energias de ligação muito próximas de energias características de ligações efetivamente químicas. São específicas e de forma geral alteram as características iniciais do adsorvente e do adsorbato. Já a adsorção física envolve interações fracas entre o adsorvente e o adsorvato, do tipo forças de Van der Waals. Apresentam baixos valores de energia de ligação, e não são específicas.

O tratamento matemático do processo de adsorção é feito através de relações chamadas isotermas. Existem alguns tipos mais comuns de isotermas de adsorção: a isoterma de Freundlich, que melhor se aplica a fenômenos de adsorção que ocorrem com formação de multicamadas (fisiossorção); a isoterma de Langmuir, que se aplica à descrição de adsorção de gases em superfícies sólidas, e considera que o processo só finaliza quando todos os sítios (“poros”) da superfície forem preenchidos, formando uma monocamada (quimissorção), porém, só se aplica perfeitamente se considerar-se sistemas ideais; a isoterma BET, que assume que as partículas são adsorvidas em camadas sobrepostas, seguindo conceitos bastante próximos da isoterma de Langmuir, porém, aplicando-os a diversas camadas (fisiossorção).

2 - Objetivos

Determinar os valores das constantes K e m descritas pela isoterma de Freundlich, através da adsorção de ácido acético em carvão ativado.

3 - Procedimento Experimental

3.1 - Materiais e Reagentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com