TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aew Artat Teat

Exames: Aew Artat Teat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

s MPS.BR. São ao todo 4 cursos: Curso de Introdução - C1 Curso de Implementação - C2 Curso de Avaliaçao - C3 Curso de Aquisição - C4

Periodicamente, são realizadas provas em nível nacional para certificar profissionais em cada um dos cursos descritos acima. Tanto os cursos e as provas são realizadas nos Agentes SOFTEX em cada estado, por exemplo:

SOFTEX Campinas (SP); ITS (São Paulo - SP); FUMSOFT (Belo Horizonte - MG); RIOSOFT (Rio de Janeiro - RJ); SOFTSUL (Porto Alegre - RS), Entre outras.

O modelo MPS.Br tem como objetivo implementar o Modelo de Referência para melhoria de processo de software em 120 empresas. E como objetivos secundários, a disseminação em diversos locais do país, capacitação no uso do modelo e o credenciamento de instituições implementadoras e avaliadoras do modelo, especialmente instituições de ensino e centros tecnológicos e também a implementação e avaliação do modelo com foco em grupos de empresas. A avaliação conjunta de grupos empresariais objetiva à redução dos custos, porém, há uma perda de foco, pois não há uma especificidade para cada empresa e sim um mesmo modelo de referência para todas elas. O MPS.Br já é uma realidade e existe um projeto para, dentro de alguns anos, a sua implantação em seis países da América Latina, são eles: Chile, Argentina, Costa Rica, Peru,Uruguai e Cuba.

O Modelo de Referência do MR-MPS, como já foi comentado, define os requisitos para conformidade com o modelo. Mais especificamente, ele define os sete níveis de maturidade do modelo. Os níveis de maturidade são definidos em uma combinação de processos e capacitação, permitindo que as empresas prevejam seu desempenho futuro através do nível em que se encontram. Esse tipo de organização é muito comum e auxilia as empresas na organização dos processos, bem como no planejamento dos próximos passos, melhorando áreas que talvez não estivessem tão boas assim. Isso facilita na hora de atender plenamente os objetivos do negócio. Os sete níveis de maturidade são, de A (melhor) a G (pior):

O nível de maturidade de uma empresa é essencial para que a mesma entenda, bem como seus clientes, onde está e o que precisa melhorar. Com isso, a evolução pode ser constante, bem como uma adaptação pode ser realizada. O nível A é bastante característico de empresas consolidadas, que estão buscando melhorar ainda mais o que já está excelente. Essas empresas estão sempre em busca de inovações e novidades para lançar no mercado. Já no nível G, geralmente, estarão empresas iniciantes, que ainda não tiveram tempo suficiente para evoluir seus processos e deixa-los prontos para o crescimento de seus projetos.

3.3 ISO

ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, com o intuito de encorajar o comércio de bens e serviços. Esta organização é formada por representantes de 91 países, cada um representado por um organismo de normas, testes e certificação. Por exemplo o American National Standards Institute (ANSI) é o representante dos Estados Unidos na ISO. O ANSI é uma organização de normas que apoia o desenvolvimento de normas consensuais nos Estados Unidos, no entanto não desenvolve em escreve estas normas, mas providência estrutura e mecanismos a fim de que grupos industriais ou de produtos se juntem para estabelecer um consenso e desenvolver uma norma.

A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a ISO 9001, ISO 9002 ou a ISO 9003. Estas três normas da qualidade podem ser entendidas pela diferença entre suas abrangências. A mais abrangente, a ISO 9001, incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma da qualidade; a ISO 9002 possui 18 daqueles elementos e a ISO 9003 tem 12 elementos básicos.

A norma ISO 9001 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço. Ele inclui o elemento do projeto do produto, que se torna mais crítico para os clientes que se apoiam em produtos isentos de erros.

A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta. Estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com