TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aferição

Tese: Aferição. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

Tecnologias de Gestão

Benchmarking

Principais características

1. Vontade de mudar sempre;

2. Ter consciência de que a concorrência esta em constante mudança;

3. Boa vontade para compartilhar informações com parceiros de benchmarking;

4. Espírito aberto para novas idéias, criações e inovações;

5. Promover a cultura do benchmarking.

Vantagens

1. Estabelecer uma diferença;

2. Estabelecer padrões mais altos;

3. Aprendizagem contínua;

4. Sinergia de idéias;

5. Foco na performance;

6. Ter parcerias formais e o comprometimento com a alta cúpula de outras empresas.

Aplicações

A aplicação dos conhecimentos de Benchmarking é caracterizada por permitir que a empresa conquiste uma posição de destaque, assim como propõem as demais tecnologias, pelo fato de ser estratégica, pois estratégia é o caminho que se usa para atingir um objetivo. A tecnologia pode ser aplicada em quaisquer empresas de diferentes posicionamentos no mercado ou até mesmo ser usada como alicerce para mudança desta, se for necessário. Se bem aplicada, pode contribuir com a melhoria de processos, produtos e serviços das empresas no caminho da busca de excelência.

Open-Book Management

Principais características

A Gestão com o Livro Aberto é uma opção de gestão que tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais, pelos responsáveis. A principal característica é levar toda a organização a mover-se de maneira veloz, conjunta e acertada, produzindo os resultados necessários para garantir a tal sobrevivência e perpetuação, e também é preciso conhecer muito bem os processos e toda estrutura organizacional, para adotar a adequada tecnologia da informação, faz-se fundamental que todas as informações necessárias, estejam disponíveis no momento certo, para a pessoa certa e com nível de acuracidade necessária.

Vantagens

A vantagem é a gestão com o livro aberto propõe a tão disseminada delegação de responsabilidade com a respectiva autoridade empowerment, levando e permitindo que as pessoas provem toda a sua capacidade de desenvolvimento profissional e pessoal, permitindo que sejam desafiadas a dar o seu melhor resultado, algo que transcende ate mesmo a questão salarial e passa a ser um desafio, passa ser um projeto de vida, a empresa passa a ser o seu projeto de vida, o sucesso da empresa passa a ser o seu próprio sucesso, e é esse pressuposto é o que sustenta o open-book management.

Aplicações

Tem uma aplicação bastante simples e de resultados notáveis, que permite envolver as pessoas e fazer com que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional.

Fatores condicionantes para aplicação do OBM:

1. Clima organizacional (Ambiente de confiança em todo corpo funcional; Ambiente interno de cooperação e estímulo; Entendimento das atividades da empresa.)

2. Tecnologia da informação (Informações disponibilizadas dentro da organização; Ferramenta fundamental para o êxito dessa abordagem;

3. Sistemas diferenciados de recompensa: (Novo tipo de funcionário (novo tipo de sistema de recompensa e premiação; Não há como falar em OBM se a empresa não estiver pré-disposta a repartir o sucesso devidamente com as pessoas; As pessoas da organização devem possuir ações da empresa.

4. Disponibilizar os números importantes de fato: (Mostrar à importância de se melhorar a gestão de determinados fatores cruciais; É preciso vencer o “cinismo” corporativo; Números que possuem impactos no destino da organização)

Reengenharia

Principais características

1. Modificação de processos, organizações e sistemas de informação de apoio;

2. Busca de melhoria radical: no tempo, no custo, na qualidade e na satisfação aos clientes;

3. Desenho organizacional totalmente novo e diferente;

4. Os clientes ganham sua real importância para as empresas melhorarem o desempenho organizacional;

5. Proposta mais ampla de seus processos.

Vantagens

Essa tecnologia é utilizada para que as organizações ambicionam melhorar seu desempenho por meio do gerenciamento de projetos, uma vez que os pontos fortes e fracos podem ser facilmente identificados.

Aplicações

Para criar uma nova organização, a busca de melhoria radical, no tempo, no custo, na qualidade e na satisfação dos clientes e as modificações de processos, organizações e sistemas de informações de apoio. Pretende oferecer instrumentos de melhoria de desempenho pela reestruturação dos processos organizacionais.

Empowerment

Principais características

1. Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização, dando-lhes liberdade e autonomia de ação.

2. Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente.

3. Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional.

4. Liderança - proporcionar liderança na organização, orientando as pessoas definindo objetivos e metas, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.

Vantagens

O Empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas, buscando o comprometimento dos empregados em contribuir para as decisões estratégicas, objetivando a melhoria do desempenho da organização.

E numa empresa onde os funcionários se sentem importantes e trabalham motivados, ela pode conseguir excelentes resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com