TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afrodescia

Trabalho Escolar: Afrodescia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  4.075 Visualizações

Página 1 de 12

1-O ano de 2011 foi definido como Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU). Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, opinião amplamente divulgada pela grande mídia?

R-Despertar na comunidade internacional o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendente

2-Os principais aspectos que definem a identidade étnica são:

R-I - dimensão relacional e de fronteira

II - ancestralidade

III - símbolos identitários comuns

IV - realce ou saliência conforme a interação social

3-A partir da compreensão da pesquisa realizada pelo professor Sérgio Danilo Pena, da UFMG (Universidade

Federal de Minas Gerais), podemos confirmar as ideias que estudamos em nossa disciplina a respeito do conceito de raça. Todas as alternativas abaixo trazem explicações a esse respeito, exceto:

 

R-Existem primordialmente três raças que compõem a humanidade: os brancos, os negros e os indígenas.

4-Estudamos no módulo 1 que o racismo possui alguns pressupostos, que estão explicitados nas alternativas que se seguem, exceto:

R-No Brasil, uma pessoa preconceituosa pode expressar publicamente seus pensamentos racistas, tendo em vista que não existe uma legislação específica a respeito dessa questão.

5-ENADE, 2005) – Gilberto Freire, no livro Casa-grande & senzala, analisa aspectos das relações inter-raciais no Brasil. Considerando a maneira como esse autor desenvolve em sua análise o mito da harmonia entre as três raças que constituíram a nação brasileira, assinale a opção correta.

R-Segundo esse autor, a miscigenação produz uma sociedade singular nos trópicos, caracterizada principalmente pela convivência pacífica entre as raças.

6-(Concurso Público, adap. CESPE – 2010) No que se refere ao racismo no Brasil, assinale a opção correta.

R-O racismo mascarado desempenhou importante papel na manutenção das desigualdades na sociedade brasileira.

7-O projeto nacional de branqueamento pode ser compreendido a partir das afirmações a seguir, exceto:

R-Os quilombos foram muito importantes no processo de branqueamento, uma vez que milhares de escravos negros se refugiavam nesses locais, bem afastados e de difícil acesso aos senhores brancos, abrindo espaço para o imigrante branco no mercado de trabalho.

8-(Adap. UEM/CVU - Vestibular de Inverno/2009) Considerando seus conhecimentos sobre a diversidade étnica na cultura brasileira, assinale o que for correto.

R-IV- A política imigratória restritiva, conduzida no Brasil nas primeiras décadas do século XX, baseava-se na ideia de que determinada raças eram indesejadas na composição das características étnicas da população brasileira.

9-Assinale a alternativa que melhor define o conceito de diáspora, vivida pelos negros após sua transferência forçada ao Brasil, a partir de 1550:

R-Desterrados de seu continente, separados de seus laços de relação pessoal, ignorantes da língua e dos costumes, o deslocamento dos negros foi de tal monta que acabou alterando cores, costumes e a própria estrutura da sociedade local.

10- A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à evolução histórica do Brasil republicano, e assinale a alternativa incorreta:

R-Os quilombos foram muito importantes como elemento de pressão social para a abolição da escravidão no Brasil, uma vez que milhares de escravos negros se refugiavam nesses locais, bem afastados e de difícil acesso aos senhores brancos, abrindo espaço para o imigrante branco no mercado de trabalho.

11-(Concurso Público, adap. TJ-SC – 2010) Sobre a escravidão no Brasil, leia as afirmativas abaixo:

R-I. Nos séculos XVI e XVII a Igreja, particularmente os jesuítas, era contra a escravização dos índios. Não conseguiu impedi-las, mas reduziu sua propagação. A escravização dos negros africanos não originou o mesmo vigor dos protestos da Igreja, além disso, para Portugal o cativeiro indígena não gerava lucro, mas o tráfico negreiro constituía grande fonte de divisas.

II. Na metade do século XVI chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas.

III. Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido dos quilombos, ficava na Serra da Barriga, no atual estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi.

12-Considerando o tema abordado no texto, a presença da escravidão na formação histórica do Brasil e o processo abolicionista, que se estende por boa parte do século XIX, além de seus desdobramentos na configuração da sociedade brasileira contemporânea, assinale a opção correta.

R-Com o olhar de hoje mirando o passado, pode-se afirmar que as leis abolicionistas, em especial a que extinguiu por completo a escravidão, conhecida como Lei Áurea, falharam em um ponto crucial: o de estabelecer mecanismos que, superando a subalternidade própria da condição de cativo, promovessem a plena inserção dos africanos e seus descendentes na sociedade brasileira.

13-Analise o gráfico abaixo e assinale a alternativa que melhor explica os dados apresentados.

R-Em todas as regiões do Brasil, as mulheres negras continuam a desempenhar as funções domésticas nos lares brasileiros, ou seja, o número de mulheres negras ocupando cargo de empregada doméstica é sempre superior à média em cada região.

14- A partir da interpretação destes dados, é incorreto afirmar que:

R-Observando estes dados, podemos afirmar que as diferenças étnico-raciais são muito sutis, se comparadas às diferenças econômico-sociais na sociedade brasileira.

15-Em relação aos estereótipos raciais presentes na literatura brasileira, é incorreto afirmar que:

R- Não há estudos conclusivos sobre a produção de discursos de cunho racista na literatura clássica brasileira.

Leia o trecho da música de Gabriel O Pensador, Lavagem Cerebral e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com