TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização 1

Exames: Alfabetização 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1 ( 3 pontos )

Converse com 2 professores e pergunte-lhes como definem o processo de alfabetização. Procure identificar em suas falas elementos que indiquem pistas de que existe um mito em torno do processo de alfabetização.

Produza um breve texto (máximo 15 linhas) com  a análise das falas dos professores com a história da origem do mito, conforme o conteúdo das aulas 1 e 2.

Atenção à organização da questão:

Resposta do Professor 1 : Ensinar é criar condições e situações para a aprendizagem. E fazer de qualquer modo que o aluno entenda o que se está sendo passado.

Resposta do Professor 2 : A alfabetização se dá com a interação com o mundo letrado, e com a mediação de um professor. Dando a ele acesso a informação e compreensão dos seus direitos e deveres.

Texto: A alfabetização surgiu com uma condição para a inclusão do indivíduo na sociedade. Não é apenas ler e escrever, e sim ,entender o que está sendo transmitido. E como diz a resposta do professor 1:Ensinar e criar condições e situações para a aprendizagem, ou seja, é validar as informações e fazer que elas circulem na sala. Uma das aspirações da Revolução industrial da Revolução Industrial, era de quem possuia à cultura letrada, possuia condições de exercer o poder e a dominação sobre aqueles que se limitavam a trabalhos manuais e culturalmente desprestigiados. A Revolução Francesa, também troxe ideais republicanos e democráticos, com a escola universal e gratuita sobre o controle do estado, era a escola para todos. A alfabetização Universal encontra na Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão,a busca por garantir os direitos a igualdade, a liberdade, e propriamente atribuindo à educação um papel redentor na conquista da cidadania, assim um indivíduo instruído é capaz de cumprir seus deveres e lutar por seus direitos, como mostra a resposta do professor 2, que educar e dar acesso a informações e compreesão dos seus direitos como cidadão.

 

Questão 2 ( 3 pontos)

A partir das leituras realizadas por você das aulas 1, 2 e 3 do Volume 1, Módulo 1 de Alfa 1, elabore um quadro descrevendo o que se pede nos itens abaixo, com relação a cada período indicado abaixo:

Períodos históricos: Reforma Protestante; Revolução Francesa; Jesuítas; Século XIX (Positivismo); Movimento Escola Nova.

a) Suas principais características;

b) Concepção de alfabetização;

c) Ações pedagógicas que permanecem em algumas práticas, até os dias de hoje.

Principais Características

Concepção de Alfabetização

Ações pedagógicas que permanecem em algumas práticas, até os dias de hoje

Reforma Protestante

Para a Reforma Protestante, a educação do povo deveria ser elementar: ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas. A religião seria a base da educação, e a alfabetização (com ênfase na leitura), sua condição necessária, acrescida do canto e do estudo da língua. Defende o princípio da obrigatoriedade escolar, de um sistema público popular, e de freqüência obrigatória.

Concepção da alfabetização como liberdade, que fundamenta a década das Nações Unidas para albabetização

A questão protestante estava diretamente ligada à educação. Em decorrência dos princípios da Reforma,há uma ênfasna obrigação à leitura, compreensão e a interpretação da Bíblia. A Reforma na educação, a qual permanecem até os dias de hoje,e tornou o ensino mais pragmático, democrático e, principalmente, introduziram definitivamente a preocupação de que ele fosse acessível a todas as camadas na sociedade, e a exigência de que a responsabilidade por

garantir esse acesso fosse assumida pelo Estado. De fato, esse talvez tenha sido o

principal legado da Reforma para a história da educação.

Revolução Francesa

Traz consigo ideais de uma república democrática, onde a escolarização passa a acupar o lugar de via de acesso à cultura; a escola se torna universal e gratuita e está sob o controle do estado.

Uma das caracteristícas da Revolução Francesa e que o domínio da leitura e da escrita ganhou uma condição de promoção social, pois o acesso a esse conhecimento específico significava saber mais, ou poder mais do que os limitados ao trabalho manual, culturalmente desprestigiados.

Desta forma, a escola para todos, um dos ideais da Revolução, surge um conceito de educação que até hoje, aceitamos e reconhecemos como legítimo. Abandona-se a tradição de preceptores que atendiam individualmente a seus alunos, para a adoção de uma perspectiva de escola como espaço de ensino que atendesse a um número maior de alunos, visando a uma educação em massa, vista hoje nas instituições de ensino.

Jesuítas

Os jusuítas implantaram um sistema de ensino voltado para uma formação livresca, acadêmica e aristocrática. A religião era a base da educação.

A educação não era considerada um valor social importante. Servia de instrumento de dominação da colônia. O ensino implantado pelos jesuítas, era marcado por uma desigualdade estrututal: a educação básica, que incluía aprendizagem da língua, falar, ler e escrever, cálculos básico, música e canto, era destinada às populações indígenas e aos filhos de colonos; a educação média de caráter literário e acadêmico, que visava formar letrado e eruditos, era destinada aos homens da classe dominate que, ou ingressava na classe sacerdotal, ou ingressavam na Universidade de Coimbra.

O modelo de ensino implantado pelos jesuítas continua e se perpetua na ação pedagógica dos professores. A herança dos jesuítas ainda se encontra manifesta em vários setores da sociedade. Como várias instituições de ensino superior, espalhadas nos mais diversos ponto do território brasieliro, ainda administrada por setores dirigentes da igreja católica.

Século XIX (positivismo)

Busca do melhor método, é a base de uma alfabetização cientificamente fundamentada. Professores e legisladores vêem no uso adequado dos métodos a solução para o índice de analfabetismo no Brasil.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com