TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Resenha: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Resenha  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  179 Visualizações

lfabetização já é uma palavra bem conhecida para nós, usamos e ouvimo-la em nosso cotidiano durante toda nossa vida, mais não sabemos de onde ela vem e nem o que ela significa.

Alfabetização é a ação de alfabetizar, ou melhor, é o processo de tornar “alfabeto” ou alfabetizado, o indivíduo que seja entendido na língua portuguesa, como aquele capaz de ler e escrever, e com isso se expressar e interpretar de maneira consistente o enredo e processo do cotidiano.

Sendo assim, podemos afirmar que uma pessoa alfabetizada é aquela capaz de ler e escrever. Então, também podemos dizer que um indivíduo analfabeto seria aquele incapaz de ler e escrever.

Mas será que ser alfabetizado basta? Nos dicionários da Língua Portuguesa o termo alfabetização diz respeito a uma pessoa que somente sabe ler e escrever, não que essa pessoa adquiriu o estado satisfatório para as demanda das práticas sociais, onde ela dominaria com facilidade a escrita e a leitura.

Segundo Leda Verdiani Tfouni, em “Letramento e alfabetização” (1995):

Afirma que a alfabetização, por muitas vezes, está sendo mal entendida: Há duas formas segundo as quais comumente se entende a alfabetização: ou como um processo de aquisição individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita, ou como um processo de representação de objetos diversos, de naturezas diferentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com