TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Tese: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  4.499 Palavras (18 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 18

Faculdade Anhanguera Uniderp - Maceió

Curso: Pedagogia

Disciplina: Letramento e Alfabetização

Nome: Maria Luysa Gonçalves Mendonça

Nome: Claudia Simplício Calheiros Matyas

Título: Desenvolvimento da Educação Infantil

Professor de (EAD) : Rosimeire Ribeiro

Maceió Alagoas 20 de Novembro de 2013

APRESENTAÇÃO

Ao utilizar as práticas sociais para aquisição da leitura e da escrita, a criança vivencia o conhecimento, interpretando diferentes contextos que circulam socialmente, aprendendo, dessa forma, a relacioná-los com diferentes situações.

Nas constantes mudanças sociais e a geração de novos conhecimentos, surge na educação uma nova palavra “letramento”. Esse termo vem com objetivo de ampliar o ato de alfabetizar, de inserir no ato educativo um sentido social de aprender a ler e a escrever. Diante dessa ampliação, o processo de alfabetizar está além de ensinar habilidades de codificação e decodificação do sistema alfabético, abrange o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessas habilidades nas práticas sociais. O letramento começa muito antes de a criança pegar um lápis ou conhecer as letras e as formas de escrever. A partir de suas vivências cotidianas com a família, com a sociedade ou com seus pares, os pequenos participam de tal prática de maneira intensa, através de situações diversificadas e no contato com materiais escritos em lugares diversos e de variadas formas. A escola de educação infantil também é espaço propício para esse trabalho, com o qual todo conhecimento adquirido será contextualizado e compreendido segundo a função que ocupa socialmente.Meu dia-a-dia na escola era uma vontade de apender a ler e escrever, todo dia eu pegava o livro e imaginava... Quantas letras? O que será que diz, então olhava cada detalhe daquela figura e começava a contar.

Tinha colegas que já sabia cada letra, ficava olhando e pensando quando vai ser a minha vez.

Nunca aprendi uma aula, a vontade era tão grande. “A professora dizia” pegue os livros vamos começar o ditado! “já estava tremendo de medo. Eu não sabia as letras, em seguida, quando terminava íamos ao quadro. Tenho muitas saudades da primeira professora que me ensinou a ler e a escrever era a Tia Rosa Bicho Papão que não existe mais, porém lembro-me de cada professor, merendeiras, colegas, porteiro e etc..

E também e também da professora que não está mais presenteis na sociedade ela faleceu.

Agradeço a ela por tudo que aprendi. Quando ia ler todas as placas e letreiros já estava soletrando cada letra: mercado, oficina, ruas, parava e ficava atenta a todos que passavam, olhando mais eu nem ligava. Só queria saber da minha viagem no mundo das letras.

Estar alfabetizado é...

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para entender os diferentes propósitos.

Mais alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código. Estar alfabetizado significa atribuir significando e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Pois os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado. O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva (ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos), para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Os textos orais e escritos e seus usos sociais e comunicativos assumem relevância como unidade básica do ensino. (Sandra Carla Ferreira de Lima).

Estar alfabetizado é...

Alfabetizar vai muito além. Estar alfabetizado é ser capaz de ler e atribuir sentidos ao que se lê, é escrever. Alfabetizar é como ensinar a criança dar os primeiros passos. É na alfabetização que a criança dá os primeiros passos para o conhecimento e para se tornar alguém reconhecido na sociedade. A alfabetização, quando realizada com sucesso, permite que o aluno aprenda a ler, escrever, fazer contas e muito mais atividades que são essenciais nos dias de hoje. (Elizabete Correia de Oliveira).

Estar alfabetizado é...

Alfabetizar consiste no ensino do alfabeto e de sua ligação como um código na comunicação, de uma forma abrangente. A alfabetização promove uma socialização de um indivíduo já que favorece no conhecimento e no desenvolvimento com o meio social.

Um ponto interessante a lembrar de é que em certos casos, pessoas com baixo nível de alfabetização (não dominam perfeitamente as regras da escrita) conseguem redigir um requerimento ou uma carta fazendo-se entender apesar da quantidade de erros incluídos em sua escrita. Isso se dá pela sua experiência de vida ou pela sua capacidade de concatenar ideias de forma coerente.

Embora na prática a alfabetização comece antes do letramento, na realidade os dois processos deveriam andar juntos, ou seja, o educador deveria alfabetizar "letrando". (Vivian Elisabeth Cavalcante Barros).

Estar alfabetizado é...

A alfabetização formal se fixa no primeiro e segundo anos do ensino básico. A partir daí considera-se que o aluno já é um leitor e começa-se um período de interpretação de textos que parte deste pressuposto.

É necessário ensinar às crianças a linguagem e escrita e não somente a escrita de letras. Existem várias formas de se alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto diferente no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com