TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Ensaio: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Ensaio  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Como alfabetizo meus alunos de seis anos na pratica?

1 – Quais são os métodos que você utiliza para alfabetizar seus alunos?

R: Atualmente tenho utilizado o método fônico, porém baseado na teoria construtivista. Não trabalho famílias silábicas, mas aponto as silabas das palavras. Portanto, não há um método definido.

2 – Atualmente você utiliza algum método em especial?

R: Não.

3 – O que você considera importante para alfabetizar seus alunos?

R: Primeiro um ambiente adequado, onde o aluno possa se concentrar para atividade proposta, podendo utilizar qualquer espaço da escola ou mesmo outros ambientes, no entanto, as atividades devem levar em consideração o ritmo de aprendizagem dos alunos, partindo de um nome que tenha siguinificado para eles, e a partir de então conhecer o nome dos colegas. Pois também como a leitura feita por um leitor competente para proporcionar um clima favorável a aprendizagem, procuramos fazer leitura diariamente.

4 – Ao perceber que uma criança tem muita dificuldade em aprender (alcançar a aprendizagem dos outros alunos) qual o método que você utiliza?

R: Apresento atividades que levam em consideração o ritmo de aprendizagem do aluno, procurando facilitar melhor sua aprendizagem pegando pontos onde ele tenha mais dificuldade para aprender.

5 – Como você vê o lúdico na alfabetização?

R: O lúdico é o essencial na alfabetização, é o momento que o aluno mostra o que aprendeu as atividades lúdicas devem fazer parte da rotina. Na sala, utilizamos musica, jogos, pula corda, entre outros, pois os alunos aprendem em todos os ambientes da escola, com materiais diversos.

6 – Os alunos do 1° ano do ensino fundamental devem sair alfabetizados até o fim do ano letivo?

R: Não, não é obrigatório eles saírem alfabetizados no 1° ano, mas sim ao final do ciclo I, ou seja, 3° ano, mais os alunos ao saírem do 1° ano alguns conseguem produzir listas, pequenos, textos e realizar leitura com autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com