TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Resenha: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 ( 2 pontos)

Leia atentamente o relato do módulo 2, aula 20, p. 146 e 147 - Alfabetização 1, que fala sobre o processo vivido pela professora Marinete com uma turma do 3º período do Jardim de Infância Professor Murilo Braga – uma escola da rede pública do município de Barra do Piraí. Depois, leia as afirmações escritas a seguir e procure identificar no texto trechos que possam ter relação com cada afirmação proposta. Transcreva o trecho que julgar correspondente e explique em breves palavras o motivo da escolha. Dessa forma, você estará justificando sua opção, estabelecendo relações e expressando sua compreensão sobre os conceitos apresentados.

Afirmação 1: Na concepção mecanicista de alfabetização, o material oferecido às crianças é carente de significação na vida e na realidade delas. Na concepção sociointeracionista, emerge a possibilidade de geração de sentido para aquilo que se busca ler.

Trecho correspondente do texto

“Proposta de trabalho começou na rodinha, momento e lugar onde a professora abre espaço para que as crianças levantem assuntos e tragam sugestões de temas que gostariam de estudar. Como essa tem sido uma prática com que as crianças já se acostumaram, apareceram várias sugestões: o cometa que ia se chocar com a Terra; o real, a nova moeda que estava sendo colocada em circulação; os planetas, a Lua e tantos temas quantas eram as crianças. Diante de tantas sugestões, surgiu a proposta, também já vivenciada em outras situações, e que resolve o problema de não se poder discutir todos os temas ao mesmo tempo: “Tia, vamos votar...” Para a votação as crianças foram desafiadas a listar no blocão a relação dos temas que surgiram e, após a listagem, cada uma assinalava sua preferência, marcando com um traço o tema preferido. Contados os votos, descobriu-se o tema que canalizava o interesse da maioria: a Lua. A partir daí, a professora propôs às crianças que começassem o estudo sobre a Lua refletindo sobre o que o grupo já conhecia a respeito.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com