TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Resenha: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  137 Visualizações

Estar alfabetizado é um desafio constante a cada dia, onde temos que nos renovar e nos aprimorar a cada instante, é poder compreender o código da escrita que utilizamos diariamente e respeitar as regras que a ela pertence. Podemos ir além de um código escrito como, por exemplo, “ler nas entrelinhas”, ou seja, saber interpretar o que o texto nos passa e compreender a linguagem como parte da nossa comunicação.

O uso da escrita e da leitura também faz parte em estar alfabetizado, pois a prática e a curiosidade nos fazem aprimorar muito mais a compreensão do código escrito, a nos ajuda a relacionar-se socialmente, a escrever uma carta, ter compreensão de ler um jornal ou até mesmo um livro. Estar alfabetizado também é poder acessar as informações do mundo, como por exemplo, a cultura de imagens, sons, histórias e meios eletrônicos, das mesmas podem utilizar o nosso senso crítico, para a nossa relação em um meio social.

A alfabetização é um processo continuo que tem inicio na educação infantil, mas para que isso ocorra é necessário que tenhamos um incentivo para a construção deste desenvolvimento. E este incentivo que falamos é o que vem da nossa própria família que nos da à base para o inicio, é na fase infantil que a criança absorve e constrói conhecimentos, estimulando e desenvolvendo a capacidade para o seu aprendizado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com