TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Tese: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Tese  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia

UERJ /CEDERJ

Avaliação a Distância 1 (AD1)

ALFABETIZAÇÃO 1

Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego

2015.1

( data limite de entrega no Polo- 24.02)

Pólo:Resende

Questão 1 ( 3 pontos )

Converse com 2 professores e pergunte-lhes como definem o processo de alfabetização. Procure identificar em suas falas elementos que indiquem pistas de que existe um mito em torno do processo de alfabetização.

Produza um breve texto (máximo 15 linhas) com a análise das falas dos professores com a história da origem do mito, conforme o conteúdo das aulas 1 e 2.

Atenção à organização da questão:

Resposta do Professor 1 :é uma etapa muito importante em nossas vidas ,é o descobrimento do mundo da letra e da leitura .O professor de alfabetização deve ser bem qualificado e ter muita sensibilidade neste processo visto que uma falha neste processo a criança não irá passar para outras por outras fases do ensino fundamental

Resposta do Professor 2 :é uma nova etapa ,é deixar o mundo da pré escola para conhecer um novo mundo ,o mundo letrado,um processo prazeroso de muitas curiosidades um pouco complexo mas magnifico para criança um mundo de descoberta o de ler e escrever.

Texto:

Há muitos anos o processo de alfabetizar era muito complexo só era alfabetizados pessoas que pudessem excer o poder ,fazer cálculos matemáticos,religiosos onde podiam excer o poder sobre outras pessoas que não possuíam conhecimentos sobre qualquer tipo de assunto,eram pessoas manipuladas de acordo com as situações.Com a evolução dos tempos as pessoas começaram a serem alfabetizadas e puderam ser donos de suas história, começaram a entender como votar,como gastar,começaram a participar mais ativas na vida em sociedade. Ganhou se um status com isso melhores condições ate de trabalho.

Questão 2 ( 3 pontos)

A partir das leituras realizadas por você das aulas 1, 2 e 3 do Volume 1, Módulo 1 de Alfa 1, elabore um quadro descrevendo o que se pede nos itens abaixo, com relação a cada período indicado abaixo:

Períodos históricos: Reforma Protestante; Revolução Francesa; Jesuítas; Século XIX (Positivismo); Movimento Escola Nova.

a) Suas principais características;

b) Concepção de alfabetização;

c) Ações pedagógicas que permanecem em algumas práticas, até os dias de hoje.

Revolução Francesa:

Principais características: A alfabetização era condição de cidadania ,trazia consigo ideais de uma república democrática .A escola se torna universal e gratuita.

Concepção de Alfabetização: A alfabetização era a possibilidade de uma educação ao acesso de todos ,era a condição para a inclusão do individuo no modelo de sociedade que se estruturava.

Ações pedagógicas:Escola para todos,abandonou se a tradição de preceptores que atendiam individualmente os alunos para uma escola que atendessem a todos visando uma educação de massa.

Reforma Protestante:

Principais características: A alfabetização estava ligada á prática da religião ,valorizando mais a leitura do que a escrita .O povo deveria realizar operações matemáticas básicas .Eram acrescidos o canto e o estudo da língua.

Concepção de Alfabetização: A religião era a base da educação sendo quase uma pratica religiosa de frequência obrigatória.

Ações pedagógicas:A alfabetização está ligada á prática de religião valorizando mais a leitura do que a escrita.

Jesuítas:

Principais características: Marcado por uma desigualdade estrutural: a educação básica incluía aprendizagem da língua ,falar,ler,e escrever,cálculos básicos,música e canto que era destinada as populações indígenas e aos filhos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com