TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Dissertações: Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

“Estar alfabetizado é descobrir tudo dos porquês, é poder chegar sem limites ás descobertas, que são infinitamente inesquecíveis”. No momento que o individuo é inserido no mundo da leitura e da escrita, ele passa a encontrar varias respostas para tudo, principalmente em seu conhecimento construtivo que está esquematizado em seu cognitivo, porém ainda que não esteja representado a ele de forma concreta, assim com o reconhecimento das palavras, chega - se há uma conclusão.

No processo de alfabetização toda criança pensa de forma conflitante, chegando-se há uma dedução, sendo que tudo ao seu modo ter uma solução. A criança é ingressada a esse mundo de leitura e escrita a onde ela enfrenta grandes desafios, adquirindo muitas habilidades e avanços no seu desenvolvimento social, intelectual e moral.

Em meu processo de alfabetização foi muito especial, pois me recordo muito bem quando pela primeira vez reconheci o mundo das palavras e seus significados. No primeiro ano de escolaridade foi o recomeço de uma mudança intensa em minha vida, quando aprendi a ler e escrever, foi um esplendido para mim. Lembro fielmente que todos os dias de aulas a professora fazia a leitura em voz alta do alfabeto colorido que ficava em cima da lousa e todos nós repetíamos com ela, também me recordo de cartazes coloridos com nossos nomes e datas de aniversario que ficava colado na parede, e da cartilha que era utilizada para fazer exercícios repetitivos, mas, além disso, a minha professora utilizava outros recursos pedagógicos para incitar ainda mais a aprendizagem. Em um dia da semana a professora leva-nos para o jardim da escola e fazia leitura de historias infantil, em seguida mandava nós desenhar o que tínhamos entendido da historia, era muito bom, pois usávamos imaginação e criatividade.

“Estar alfabetizado é abrir grandes caminhos que achamos que são impossíveis, é realizar-se naturalmente e desenvolver múltiplas habilidades e capacidades, dando oportunidade e condição de inserir-se em um contexto social.” Enfim, quando o individuo aprende a ler e escrever, ele abre vários caminhos em sua vida, enxergando tudo que está em sua frente, fazendo descobertas novas, superando qualquer barreira em sua vida.

Fernanda de Freitas Mendonça

Atividade: Leitura compartilhada

A leitura é primordial para o processo educacional, na qual o aluno é estimulado para interpretar o que lê, e com isso, construir e desenvolver seus conhecimentos adquiridos. Para desenvolver o habito de ler nas crianças não é muito fácil, pois nem todas gostam de ler, portanto o professor deve incentivar e encantar os alunos, de modo que interessem á leitura. Como: Envolve-los no mundo da leitura; Desenvolver leitura de contos de fadas com personagem conhecido pelos os alunos, para instigar o gosto pela leitura; Conhecer o mundo encantado dos livros; Aumentar seu potencial imaginativo, tornando mais criativo; Ampliar seu universo das letras, palavras, idéias, ou seja, seu repertorio cultural para serem livres reflexivos e criticas; Criar habito de ler e promover a capacidade de habilidades cognitivas, intelectual e social.

Conteúdos: Leitura-Conto de fadas.

Procedimentos:

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com