TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Trabalho Escolar: Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  136 Visualizações

A ORIGEM DO TERMO LETRAMENTO

Antigamente, estar alfabetizado reduzia-se a ler e escrever o próprio nome. Mas, atualmente, com as constantes transformações, consideramos necessário à alfabetização não apenas em caráter de decodificação de palavras, desejamos a leitura de mundo[6], compreendendo, interpretando, utilizando em plenitude esse processo em nossa comunicação.

Em virtude dessa complexidade no processo de alfabetização contemporâneo e suas conseqüências nos âmbitos sociais, culturais, cognitivos e na inserção social letrada, surgiu a necessidade de utilizar um termo diferente, inovador: Letramento.

Etimologicamente, o termo Letramento vem da Língua Inglesa: literacy, que provem do termo liteira, do Latim, significando letra, com o sufixo cy, que permite aliar a ideia de qualidade, condição de ser. Ou seja, Literacy ou Letramento é a condição de quem assume conhecer e aprender o mundo letrado.

Para Soares, “Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita”. (2001, p.18).Na escola precisamos ensinar com leituras e produções reais, significativas, assim como ouvimos para falar, devemos cumprir essa relação entre escrever para ser lido e ler para escrever melhor, utilizando a função prática da linguagem em nossa sociedade.

http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_010/artigos/artigos_vivencias_10/p1.htm

...