TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Ensaios: Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

PERGUNTA 1

1. No segundo semestre do curso vocês estudaram sobre as teorias psicológicas Construtivistas, e Sócio- construtivistas, que foram retomadas nessa unidade. Você deveria concluir que, a alfabetização tem outra concepção baseada nessas teorias.

Quais as implicações que esta nova orientação traz para a prática pedagógica da alfabetização?

I- São necessários novos métodos de alfabetização.

II- A base deste tipo de ensino, desde o início é o texto escrito.

III- Este conceito pressupõe que a nossa inteligência é construída na sociedade em que vivemos, com as condições que ela nos oferece.

IV- Entendimento que aprender a ler e escrever requer uma estimulação do desenvolvimento da linguagem, que é construída socialmente.

V- Precisamos pesquisar que estratégias promovam uma memorização mais eficiente, considerando a complexidade da Língua Portuguesa.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. O título e o texto da Unidade 1: “Novas Maneiras de Abordar a aprendizagem da leitura e da escrita” revela no conteúdo que desenvolve duas ideias centrais para essa nova abordagem. É muito importante entender esses pontos chaves para reconhecer a necessidade de mudança na forma de alfabetizar.

2. I- A teoria construtivista e sócio interacionista nos informa que existe uma evolução da linguagem escrita, igual para todos.

II- Tratam da alfabetização discutindo novos métodos de aquisição da leitura e da escrita.

III- Na prática se deve usar textos significativos para iniciar a interação com a linguagem escrita tanto para aprender e gostar de ler, assim comoo como para ler e gostar de ler.

IV- Estamos a caminho de um método construtivista que será a solução para todos que tem dificuldade de aprender a ler e escrever.

V- Hoje a fonética nos dá um recurso de fonetização que ajuda o aprendiz a decifrar com mais eficiência o som e a grafia para garantir a leitura e a escrita.

São elas:

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. Um projeto de leitura e escrita é uma possibilidade metodológica eficaz porque:

I- Parte de necessidades, interesses e conhecimentos reais dos alunos e supõe a participação ativa do aluno em todos os momentos;

II- Pressupõe coerência e coesão na atividade pedagógica no momento do planejamento, da seleção de atividades, da avaliação, constituindo-se num todo significativo para o ensino e para a aprendizagem: todos os envolvidos sabem de onde partiram, onde e quando vão chegar;

III- Possibilita a produção de material (produto final) cuja circulação poderá extrapolar os limites da sala de aula, os atos de ler e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com