TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algebra Linear

Casos: Algebra Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Campo Grande-MS - Pólo Guaicuru

Aluna: Ione Margarete Barbosa - RA: 416971

Aluna: Érica Peixoto dos Santos - RA: 405875

Aluna: Maria Aparecida da Silva Leal - RA: 406728

Aluna: Márcia Marques da Silva – RA: 416986

Curso: Pedagogia e Licenciatura- 2º Semestre

Disciplina: Didática

Professora: Maria Clotilde Bastos

Tutor à Distância: Leandra Navarros

Campo Grande-MS, 17 de Novembro de 2013.

PLANO DE AULA

PÚBLICO ALVO

Séries iniciais

PERFIL DA TURMA.

Elaboramos o Plano de Aula, para ser ministrada no Colégio Nova Dimensão, na sala de aula do 4º ano do Ensino Fundamental, no período matutino, a sala de aula é composta por 12 alunos, sendo 06 meninos e 06 meninas, com a faixa etária de 08 a 09 anos de idade, onde será aplicada a disciplina de Língua Portuguesa, as carteiras são dispostas em cinco fileiras com cinco carteiras em cada uma delas, essas carteiras tem tamanho e encostos apropriados para o tamanho dos alunos, há também a mesa e cadeira da professora, que somente é utilizada quando não está circulando entre os alunos.

TEMPO DE DURAÇÃO

O conteúdo aplicado terá a duração de 03 horas/aula. No que se refere à organização dos alunos visualizamos também a possibilidade de se trabalhar em dupla devido à quantidade de alunos e maturidade da turma.

É uma turma Tranquila, atenta, rápida na realização das atividades propostas pela professora, os alunos são questionadores, ativos e adaptam-se às atividades que envolvam a participação da sala toda, como leitura em voz alta ; e relação entre professor e aluno é positiva, pois a maneira que a professora ensina faz com que os alunos aprendam serem mais receptivo à matéria. Nas duplas de alunos, em atividades de confecções de cartazes, por exemplo, o ambiente promove a circulação do professor para ajudar seus alunos com maior agilidade

Quanto aos recursos de ensino disponíveis na sala, pode-se contar com lousa, grande mural, parede branca para projeção de vídeo.

TEMA DA AULA

Língua Portuguesa. Iremos ministrar o conteúdo: Adjetivos.

CONTEÚDO

O conteúdo de ensino não está apenas relacionado aos conhecimentos cognitivos. Os alunos, além dos conteúdos que precisam aprender, necessitam saber fazer . Portanto, as atividades devem conter itens que desenvolvam o conteúdo, o modelo que o direciona, para o aluno saber realizar, atividades para promover a reflexão e que envolvam também o caráter, as atitudes e as normas.

Vamos trabalhar com os alunos a disciplina de Língua Portuguesa, iremos ministrar o conteúdo adjetivos, focando sempre o tema da aula como se usa os adjetivos. Para melhor assimilação do conteúdo por parte dos alunos, iniciaremos explicando o que é adjetivo e que existem vários tipos de adjetivos. Para obter um resultado satisfatório elaboramos a aula com base em um texto – “passeio no campo” de fácil entendimento com palavras fáceis e existentes no cotidiano dos alunos, pois assim facilitaria o entendimento de toda a classe. Tentando fazer com que os alunos descubram o conceito dos adjetivos de forma lúdica e fácil de aprender.

JUSTIFICATIVA

Queremos que os alunos identifiquem no texto os adjetivos de forma simples e fácil, bem como o seus conceitos. Fazer com que o aluno entenda o que é o adjetivo, possibilitando o reconhecimento deste nas frases.

Sanar dúvidas entre o que é adjetivo torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Preparando eles para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa. Direcionando os alunos a identificarem as palavras grifadas no texto, de forma que os mesmos entendam o que é adjetivo. Ainda, levar o aluno a identificar o conteúdo (adjetivo) dentro de suas falas diárias das conversas informais com amigos e familiares, ou seja, fazer o aluno perceber que o assunto estudado faz uso em seu vocabulário.

CONTEÚDO PREVISTO PARA AULA

Os alunos serão capazes de Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Estudar o uso e as funções da língua em relação aos conteúdos a serem aprendidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ter como objetivo distinguir o uso da língua oral da escrita. Ter noções sobre classe dos adjetivos, distinguir o uso dos adjetivos, desenvolver o uso dos adjetivos em frases e gêneros textuais, identificar a estrutura dos gêneros, observar suas particularidades, praticar a análise interpretativa por meio da leitura.

PROCEDIMENTO E METODOLOGIA

O procedimento metodológico utilizado para trabalhar esse conteúdo é para realizar leitura em voz alta, com texto simples e destacando do mesmo todos os adjetivos possíveis. Relatando que o adjetivo é a classe gramatical que modifica o substantivo atribuindo-lhes qualidade, estado ou modo de ser. No decorrer das aulas iremos fazer uma explicação sobre o uso dos adjetivos no texto, demonstrando o uso dos adjetivos em frases, por exemplo:

A menina bonita andava entre o jardim florido.

TEXTO - PASSEIO NO CAMPO

Ontem fui passear no campo. Este campo era florido, tinha muitas árvores enormes e cheias de frutos.

O sol estava radiante, as flores eram lindas e cheirosas. Lá haviam muitos pássaros coloridos que cantavam sem parar.

As crianças alegres corriam para todos os lados.

Ontem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com